Entre os dias 03 a 10 de maio de 2019, a cidade de Las Vegas, nos Estados Unidos da América, sediou o Congresso Anual da Academia Americana de Medicina Aeroespacial (AsMA) e contou com a participação da Capitão Médica Juliana Maria Araujo Caldeira, otorrinolaringologista do Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP).
A Capitão Juliana Caldeira foi a única palestrante brasileira no evento e abordou o tema de sua tese de doutorado, defendida pela Universidade de São Paulo (USP), "Speech recognition of cochlear implant users inside a noisy helicopter environment" (“Inteligibilidade auditiva de usuários de implante coclear na situação de pilotos de helicóptero”). A pesquisa apresentada está relacionada com a possibilidade da reabilitação de pilotos surdos através do implante coclear, também conhecido como ouvido biônico, que é um aparelho implantado cirurgicamente e indicado em casos de perda auditiva profunda.
“Foi uma honra palestrar em um evento como esse, com temas tão relevantes no contexto da Medicina Aeroespacial e fica o estímulo em aprimorar nossas pesquisas nesta área. Fiz questão de iniciar minha aula dizendo que era oficial da Força Aérea Brasileira, não só porque havia muitos militares no congresso como também porque iniciei meu projeto de pesquisa dentro do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA)”, comentou a Capitão Juliana Caldeira.
Fonte: Comunicação Social HFASP
Redes Sociais