No dia 22 de maio de 2019, aconteceu a Campanha de Prevenção ao Glaucoma no ambulatório da Seção de Oftalmologia do Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP), com o objetivo de orientar e incentivar os usuários do Sistema de Saúde da Aeronáutica a cuidarem de sua saúde ocular.
O glaucoma é a segunda maior causa de cegueira no mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde. Constitui um grupo de enfermidades que possuem certas características em comum, como escavação e atrofia do nervo óptico, levando a perda de campo de visão, com concomitante perda progressiva de fibras nervosas do nervo óptico e perda gradativa da visão. O glaucoma pode não provocar dor e os portadores dessa doença, muitas vezes, só percebem sua existência quando os danos são graves e irreversíveis.
Existem o glaucoma de ângulo aberto e o glaucoma de ângulo fechado. Os fatores de risco para o glaucoma são:
- Pressão intraocular elevada;
- Histórico Familiar de glaucoma;
- Idade acima de 40 anos;
- Tratamento com esteroides;
- Altos graus de miopia;
- Hipertensos;
- Diabéticos.
O tratamento do glaucoma baseia-se em reduzir a pressão ocular e pode ser feito com o uso de colírios.
Durante a manhã, os médicos oftalmologistas do HFASP realizaram atendimento aos usuários do hospital, por meio de questionário sobre risco de glaucoma, exames de tonometria de aplanação, biomicroscopia e fundoscopia. Foram atendidos 73 pacientes, sendo que destes, 13 foram diagnosticados com glaucoma. Este resultado reforça a importância de campanhas como esta para detecção precoce desta doença silenciosa.
A sra Guiomar Isoppo Assis Ribeiro, usuária do HFASP, após a sua participação na campanha, comentou: “Fiz o exame de glaucoma e de fundo de olho e foi um dos melhores que já fiz. Fico grata pela atenção que o HFASP dá a esse tipo de campanha, podendo já identificar casos precoces da doença. Quero participar de todas as campanhas que o Hospital oferecer.”
Fonte: Comunicação Social HFASP
Redes Sociais