Abril é o Mês de Conscientização do Autismo e por este motivo, o Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP) recebeu o Dr. Daniel Zandoná Santos, Psiquiatra da Infância e Adolescência do Hospital Israelita Albert Einstein, com Pós-Graduação pelo Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), que ministrou a palestra “Transtorno do Espectro Autista: olhar sobre o neurodesenvolvimento para diagnóstico e intervenção precoce” para o efetivo do Hospital.
Caracterizado pela dificuldade na comunicação e pela realização de comportamentos repetitivos, o autismo se apresenta de formas variadas de pessoa para pessoa, o que pode exigir tratamentos individualizados. O termo “espectro autista” é utilizado pelo fato de englobar muitas situações diferentes umas das outras podendo ir de graus mais leves a mais graves.
O tratamento é multiprofissional e abrange as seguintes áreas: psicoterapia; fonoaudiologia; terapia ocupacional; psicopedagogia; psicofarmacologia; nutrição; e fisioterapia
O Dr. Daniel ressaltou a importância de diagnóstico e intervenção precoces para tratamento das crianças com transtorno do espectro autista.
Fonte: Comunicação Social HFASP
Redes Sociais