Doar sangue não é apenas um ato de solidariedade, é um ato de cidadania a favor da vida. Assim, com este propósito, o Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP) organizou uma campanha de doação de sangue, que contou com a participação de Unidades Militares próximas: Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP); Grupamento de Apoio de São Paulo (GAP-SP); Serviço de Recrutamento e Preparo de Pessoal da Aeronáutica de São Paulo (SEREP-SP); e Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV).
Durante a semana entre os dias 26 a 30 de novembro, comemorando o Dia Nacional do Doador de Sangue (25/11), 50 militares da Força Aérea reservaram seu tempo, deram um exemplo de solidariedade e ajudaram a salvar muitas vidas. A doação de sangue foi realizada na Fundação Pró-Sangue (FPS), instituição pública ligada à Secretaria de Estado da Saúde e ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, que fornece bolsas de sangue e de hemocomponentes para mais de 100 instituições públicas de saúde da Região Metropolitana de São Paulo, incluindo o HFASP.
De acordo com o Ministério da Saúde, apenas 1,8% da população brasileira doa sangue. Iniciativas como esta campanha, tem o objetivo de mudar o cenário atual e conscientizar a população de seu papel e da importância deste ato. As transfusões de sangue e de seus componentes ajudam a salvar milhões de vidas todos os anos (uma doação pode salvar até quatro vidas). Contribuem também para que os pacientes com doenças potencialmente mortais vivam por mais tempo e com melhor qualidade de vida, além de possibilitarem intervenções médicas e cirúrgicas complexas. As transfusões têm uma função vital no atendimento materno-infantil, na gravidez e na resposta de emergência.
A iniciativa de doar sangue, além de ajudar a quem precisa, destaca valores humanos fundamentais, como altruísmo, respeito, empatia e generosidade. Com este sentimento, alguns militares que participaram desta campanha, deram seus depoimentos:
“Sou enfermeira e entendo a importância do ato de doação de sangue. Já presenciei inúmeras situações aonde a falta de bolsas de sangue foi determinante para um paciente. Realizar esta doação me trouxe a certeza de estar cumprindo ainda mais com meu dever de cuidar de outras vidas”, disse a Tenente Marisa Spinelli.
“Ao doar meu sangue, fiquei imaginando quantas pessoas eu estaria ajudando. Para muitos é um simples ato, mas na verdade este gesto salva vidas, traz esperança e alegria. Estou orgulhoso de mim mesmo por ter feito esta doação! Essa é a segunda vez que faço esta ação maravilhosa e continuarei a fazer sempre, para poder ajudar ao máximo a quem precisa. Isso não tem preço e é muito gratificante ! ” comentou o Soldado Douglas Gonçalves Moreira.
Militares doam sangue na Fundação Pró Sangue.
Tenente Spinelli doando sangue.
Sd D Goncalves realizando doação de sangue.
Militares após a doação de sangue dia 26/11/2018
Militares após a doação de sangue dia 26/11/2018
Militares após a doação de sangue dia 27/11/2018
Militares após a doação de sangue dia 27/11/2018
Fonte: Comunicação Social HFASP
Redes Sociais