O nome Hebiatria remete a personagem grega Hebe, filha de Zeus e Hera, conhecida como deusa da juventude. A chamada hebiatria é a especialidade que cuida da saúde dos jovens entre 10 a 20 anos (determinados adolescentes, segundo a Organização Mundial da Saúde – OMS), é uma subespecialidade da pediatria que começou a ser uma especialidade mais comum nos Estados Unidos e na Europa a partir dos anos 1950.
Os hebiatras, mais do que focar nos cuidados da saúde física dos adolescentes, são médicos aptos e preocupados em cuidar das mudanças que invadem as “ex-crianças” esclarecendo e orientando não somente o adolescente como também a família, preparando-os para lidar com as mudanças e descobertas futuras. Mudanças físicas, hormonais e comportamentais, um mundo de experiências boas ou não. É por tudo isso que um profissional preparado para lidar com essas questões deve estar presente nos cuidados dos jovens.
A consulta com o hebiatra pode ser realizada com a presença dos pais ou somente com o adolescente. A ideia é ter um relacionamento com o adolescente de forma mais amiga e menos maternal/paternal e dessa forma tornar-se mais próximo e conquistar a confiança desse jovem. Não somente a abordagem dos assuntos de um novo cenário torna-se pauta da consulta como também novas abordagens no exame físico, aferição da pressão arterial, prevenção de doenças referentes a patologias familiares e a hábitos sociais. A detecção precoce de determinadas doenças em geral resulta em melhor prognóstico.
É importante considerar que as mudanças referentes à adolescência não devem ser subestimadas ou rotuladas como a fase da “aborrescência”. O melhor é que sejam vistas de perto para que as dúvidas e angústias dessa faixa etária sejam abordadas por um profissional apto a conduzir da melhor forma esse desafio.
O HFASP há um ano oferece o atendimento de Hebiatria para pacientes de 13 a 17 anos de idade. A marcação da consulta deve ser feita através da SAME.
Fonte: Comunicação Social HFASP
Redes Sociais