Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > HFASP participa da Campanha de Vacinação
Início do conteúdo da página

A região das Américas foi considerada livre de sarampo desde setembro de 2016. O Brasil recebeu a certificação de eliminação da rubéola em dezembro de 2015, entretanto desde fevereiro de 2018, o Brasil enfrenta a circulação do vírus do sarampo (genótipo D8, circulante na Venezuela desde 2017), inicialmente nos estados de Roraima e Amazonas.

A manutenção do sistema de vigilância epidemiológica para essas doenças é fundamental, com o objetivo de detectar oportunamente todo caso de sarampo ou rubéola importados, bem como adotar todas as medidas de controle.

O sarampo é uma doença viral aguda com alto potencial de transmissibilidade e que pode cursar com complicações graves como pneumonia, encefalite, otite média, laringotraqueobronquite, infecções secundárias bacterianas e, tardiamente, panencefalite esclerosante subaguda. O quadro clínico é caracterizado por febre alta, exantema maculo-papular generalizado, tosse, coriza, conjuntivite e manchas de Koplik (pontos brancos na mucosa oral que precedem o exantema).  

A rubéola é uma doença de etiologia viral aguda de elevada contagiosidade e que acomete principalmente crianças. O quadro clínico se caracteriza por exantema maculopapular difuso, que se inicia na face e posteriormente acomete tronco e membros. Febre baixa e linfadenopatia occiptal, retroauricular e cervical podem ocorrer cerca de 5 a 10 dias antes do exantema.


 
Diante do exposto, o Hospital de Força Aérea de São Paulo em parceria com o Ministério da Saúde, realizou campanhas de vacinação extramuros, com intuito de promover a informação, atualizar a carteira de vacinação, manter a vigilância epidemiológica e colaborar para acentuar as medidas de prevenção. Foram vacinadas 464 pessoas na Base Aérea de São Paulo (BASP) e 189 pessoas no Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP).


Fonte: Setor de Imunização HFASP - 1T Enf QOCON Fernanda

Fim do conteúdo da página