Em alusão ao Mês e à Semana Mundial do Aleitamento Materno, o Tenente Médico Rodrigo dos Santos Lima ministrou palestra sobre a amamentação ao efetivo do Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP) no dia 15 de julho.
A Lei 13.435, de 12 de abril de 2017, instituiu o mês de agosto como o mês do aleitamento materno, com o objetivo de estimular o desenvolvimento de ações para conscientizar e esclarecer sobre a importância da amamentação.
Segundo o Ministério da Saúde do Brasil, estima-se que o aleitamento materno poderia evitar 13% das mortes em crianças menores de 5 anos em todo mundo por causas evitáveis
Em todo o mundo, apenas 38% das crianças são amamentadas. Conforme a Organização Mundial da Saúde, a meta global a ser atingida até 2025 é de que pelo menos 50% dos lactentes recebam o aleitamento materno até o sexto mês de vida da criança.
O Tenente Rodrigo ressaltou a importância da amamentação: “São inúmeros benefícios físicos e emocionais tanto para o bebê (proteção contra diarréia, infecções respiratórias e alergias, diminuição de risco hipertensão e dislepidemias, menor risco de obesidade, melhor desenvolvimento cognitivo, diminuição da mortalidade, redução da chance de desenvolver má oclusão dentária; etc), como para a mãe (diminuição do risco de hemorragia uterina e anemia após o parto, redução do risco de diabetes tipo 2, redução do risco de câncer de mama e ovário, maior contato mãe-bebê). Além disso, tem o benefício econômico, porque tem custo zero!”
O Coronel Médico Marcelo Uta Nakano, Vice-Diretor do HFASP parabenizou o Tenente Rodrigo pela palestra e ressaltou a importância do tema.
Fonte: Comunicação Social HFASP
Redes Sociais