Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > Campanha de Detecção do Glaucoma
Início do conteúdo da página

 

Na sexta-feira (02/06), foi realizada no Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP) a “Campanha para detecção do  Glaucoma”,  o objetivo foi alertar os usuários do Hospital para a  importância do diagnóstico precoce dessa doença. A campanha aconteceu no ambulatório de oftalmologia e contou com a participação de civis e militares.

O glaucoma é uma neuropatia óptica progressiva, muitas vezes associada ao aumento da pressão intraocular. Costuma apresentar sintomas quando já está em estágio avançado, ocorrendo perda acentuada do campo visual. Quando não tratada adequadamente, a doença evolui gradativamente para perda total da visão.  O glaucoma atinge mais de 1 milhão de brasileiros e mais de 60 milhões de pessoas no mundo. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é considerada a principal causa de cegueira irreversível no mundo. Os fatores de risco são: idade maior que 40 anos, familiares portadores de glaucoma, etnia negra, alta miopia, diabetes, doença intraocular ou trauma ocular e uso contínuo de corticoides.

Durante a Campanha foi aplicado um questionário para a avaliação do risco de glaucoma, realizadas a medida da pressão intraocular e o exame de fundo de olho. Todos os pacientes avaliados receberam folders e orientações sobre a doença. Para o Coronel Médico Eliezar de Jesus Ferreira, Diretor do HFASP, “Campanhas desse tipo permitem divulgar aos usuários do Sistema de Saúde da Aeronáutica sobre as características que incluem os pacientes em grupos com predisposição ao desenvolvimento da doença. Além de explicar as vantagens da detecção precoce na prevenção dos seus agravos”.


 

Fonte: Comunicação Social HFASP

Fim do conteúdo da página