Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > Palestra Dia Nacional de Combate às Drogas
Início do conteúdo da página

Palestra200117 01

 

NuHFASP - Psicóloga do Tribunal de Justiça realiza palestra no Dia Nacional de Combate às Drogas

Nesta segunda-feira (20/02), em alusão ao Dia Nacional de Combate às Drogas, o Núcleo do Hospital de Força Aérea de São Paulo (NuHFASP) recebeu a Psicóloga Marcella Ferreira Gonçalves, que proferiu a palestra: “Uso de drogas: conceitos gerais, instrumentos para triagem, tratamento e encaminhamentos”.

O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) divulgou o Relatório Mundial de Drogas 2016 (World Drug Report 2016). O estudo traz os dados coletados mundialmente sobre o uso substâncias como cannabis (maconha), anfetamina, cocaína, heroína e ópio por pessoas de 15 a 64 anos em todo o mundo.

Segundo a pesquisa, 247 milhões de pessoas consumiram pelo menos um tipo de droga em 2014, sendo que uma a cada seis (aproximadamente 29 milhões) sofre alguma desordem devido a este uso. O relatório também afirma que destes 29 milhões, 12 milhões fazem uso de substância injetáveis, sendo que 1,6 milhões vive com AIDS e 6 milhões possuem Hepatite C.

A Sra. Marcella atuou como Oficial Psicóloga no NuHFASP no período de 2008 a 2014, e atualmente exerce o cargo de Psicóloga  Judiciária na Secretaria da Saúde do Tribunal de Justiça. Em sua apresentação, abordou os conceitos gerais sobre droga, os tipos, seus efeitos, e apresentou instrumentos para triagem de abuso e dependência de drogas, além dos tipos de tratamento e meios de encaminhamentos.

O uso de drogas sempre esteve presente na história da humanidade em diferentes civilizações e tempos. As pesquisas sobre os problemas relacionados ao uso de substâncias indicam que são vários os fatores associados a esse fenômeno, destacando uma sobreposição de vulnerabilidades de natureza biológica, psicológica e social. Resultando, além de uma problemática individual, um fenômeno social e econômico, que pede ações diversificadas e múltiplas, envolvendo comunidade, universidade e o setor público.

A Sra. Marcela enfatizou a importância da atuação dos profissionais da área da saúde na identificação e acompanhamento desses pacientes. “A busca pela capacitação sobre o tema do álcool e outras drogas, baseada nos princípios da educação permanente, e, portanto, voltadas à atuação prática, pode repercutir em melhora na detecção precoce de casos graves; no aprimoramento dos manejos clínicos e psicossociais disponibilizados aos usuários; além da redução do estigma ao qual esta população frequentemente está submetida”. Afirmou a psicóloga.

O Diretor do NuHFASP, Coronel Médico Eliezar de Jesus Ferreira, destacou a importância da divulgação desse tema. “A dependência de drogas não é apenas uma realidade do Brasil e sim mundial, sendo um grave problema de ordem social que compromete a qualidade de vida de um indivíduo e de seus familiares”.  

Palestra200117 02

Palestra - Dia Nacional de Combate as Drogas - NuHFASP

 

Palestra200117 03

Psicóloga - Marcella Ferreira Gonçalves

 

 


Fonte: Seção de Comunicação Social do NuhFASP
Fotos: 2S Alberto (Seção de Comunicação Social do NuHFASP)

Fim do conteúdo da página