- Brig Luci Alcione, Ten Cel Miriam e membros da Governança do CQH
No dia 14/03/2025, o Programa Compromisso com a Qualidade Hospitalar (CQH) promoveu uma visita técnica para simular a implantação do roteiro de avaliação no Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP). A atividade, que contou com a presença de 30 profissionais de saúde provenientes do Espírito Santo, Rio de Janeiro e interior e grande São Paulo, integra a Trilha de Capacitação do CQH, cujo objetivo é capacitar e re-certificar os avaliadores do Programa, aprimorando as habilidades dos participantes na avaliação de processos hospitalares, com foco em qualidade e segurança do paciente.
A visita contou com a presença de membros da Governança do CQH, incluindo o Dr. Junji Miller Fukuyama, vice coordenador do Programa, e Maria Aparecida Novaes, coordenadora da Trilha de Aprendizagem.
A Tenente-Coronel Farmacêutica Miriam Borges de Souza Bittar, chefe da Assessoria de Qualidade e Segurança em Saúde do HFASP, iniciou os trabalhos apresentando aos participantes como o hospital aplica o Modelo de Gestão do CQH para estruturar suas atividades e promover a melhoria contínua. Ela mostrou os fundamentos do Modelo e compartilhou exemplos práticos de sua aplicação, além de discutir a situação atual e as perspectivas futuras do hospital.
Durante a manhã, os profissionais de saúde tiveram a oportunidade de vivenciar, na prática, os processos e práticas implementados no HFASP, que é certificado pelo Programa. A equipe observou e analisou aspectos como atendimento ao paciente, infraestrutura, protocolos de segurança e gestão da qualidade. O objetivo foi proporcionar uma experiência imersiva, permitindo que os avaliadores desenvolvam relatórios detalhados, destacando boas práticas e sugerindo melhorias.
- Equipe em treinamento na Unidade de Internação 2
- Equipe em treinamento na Unidade 3
- Equipe durante simulação na Farmácia Hospitalar
A Brigadeiro Médica Luci Alcione Apocalypse da Cunha, diretora do HFASP, enfatizou a importância do processo de busca pela certificação, afirmando: "O caminho que a gente percorre na busca do selo, que faz com que a gente encontre as nossas oportunidades de melhoria, é mais importante que o selo em si". A Brigadeiro ressaltou o papel da liderança no fortalecimento da cultura de qualidade do efetivo e sugeriu ações voltadas para a alta direção.
- Participantes da visita de estudos do CQH no HFASP
Fonte e fotos: HFASP, por Major Dehira
Redes Sociais