Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > Militar do HFASP ministra palestra no Congresso Brasileiro de Otorrinolaringologia
Início do conteúdo da página

- CP Cristiane (HFAG), MJ Jônatans (HCA), Ten Lídia (HCA), Ten Albertino (HFA), CP Manuela Mosciaro (HCA), MJ Juliana (HFASP), TC RR Kleber, TC RR Zuma, Drª Rosimeire, Presidente da Associação de Medicina Aeroespacial, e CP R2 Webster (da esquerda para direita).

O evento abordou os desafios da otorrinolaringologia na medicina aeroespacial

Entre os dias 31/10 e 02/11/2024, Florianópolis foi palco do 54º Congresso Brasileiro de Otorrinolaringologia, que contou com a presença de médicos da Força Aérea Brasileira (FAB). Os especialistas abordaram temas relevantes relacionados aos cuidados específicos para pacientes que trabalham ou viajam em ambientes de alta altitude, ampliando a discussão sobre medicina aeroespacial no evento.

O Departamento de Medicina Aeroespacial da FAB contribuiu significativamente com a programação científica, promovendo dois painéis coordenados pelo Tenente-Coronel da Reserva Kleber Falcão Rebelo. Entre os palestrantes, estiveram otorrinolaringologistas renomados como o Tenente-Coronel da Reserva Francisco Carlos Zuma e Maia, que discutiu o manejo de pilotos com tontura, e a Major Juliana Maria Araujo Caldeira, do Hospital da Força Aérea de São Paulo (HFASP), que orientou sobre cuidados em caso de dor de ouvido durante voos.


- Major Juliana durante palestra.

Outros temas de grande interesse foram apresentados pelo Capitão da Reserva Guilherme Webster que ministrou a palestra intitulada “Uma prescrição médica pode ferir 180 pessoas?” e pela Capitão Manuela Salvador Mosciaro Glatt, do Hospital Central da Aeronáutica (HCA), que abordou o impacto do sono inadequado para as companhias aéreas e pelo Tenente Rafael Saba Albertino, do Hospital das Forças Armadas (HFA), que discutiu o papel do labirinto em acidentes aéreos.


- Público durante as palestras e palestrantes da FAB.

“O evento foi uma ótima oportunidade para compartilhar nossa experiência e observarmos o crescente interesse pelo tema diante de salas de palestras da medicina aeroespacial cheias durante o congresso." comentou a Major Juliana.

Fonte: Comunicação Social

Fim do conteúdo da página