- Capitão Kamilla Tonini, Chefe do Cais e residentes do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade do HFASP.
Julho Amarelo no HFASP
Em alusão ao Julho Amarelo, mês de luta contra as hepatites virais que foi instituído no Brasil pela Lei nº 13.802/2019, o Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP) realizou, no dia 24/07, uma Campanha de Conscientização das Hepatites Virais. O objetivo da ação foi reforçar as iniciativas de vigilância, prevenção e controle da doença.
A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser provocada por vírus, medicamentos, álcool e outras drogas, sendo transmitida por via sexual e contato sanguíneo, além de causas autoimunes, metabólicas ou genéticas. As hepatites virais, foco da campanha, são classificadas pelas letras A, B, C, D e E.
A Dra. Isabela Lazaretti Morato Castro, residente do Programa de Medicina de Família e Comunidade do HFASP, ministrou uma palestra para o efetivo do hospital, abordando a etiologia, diagnóstico e as diferenças entre os tipos de hepatite viral.
- Capitão Kamilla Tonini, Coronel Rildo e a residente Isabela Castro.
- Palestra da residente Isabela Castro.
Reconhecendo a importância do tema, a campanha se estendeu para as salas de espera dos ambulatórios do HFASP. A Dra. Raissa de Souza Mercedo Moreira, também residente do mesmo programa, orientou os beneficiários do Sistema de Saúde da Aeronáutica sobre as formas de transmissão, tratamento e prevenção das hepatites, destacando os tipos para os quais existem vacinas.
- Campanha na sala de espera dos ambulatórios.
O Cabo da Reserva Yan Vieira de Macedo participou da campanha e comentou: “Eu não sabia que estávamos no Julho Amarelo, foi muito importante saber as formas de prevenção e sobre o teste rápido. As informações foram bastante pertinentes”.
Tags: #Julhoamarelo #hepatites #prevenção #campanha #HFASP.
Fontes: Ministério da Saúde - https://bvsms.saude.gov.br/julho-amarelo-mes-de-luta-contra-as-hepatites-virais/, acessado em 24/07/2024.
Comunicação Social
Redes Sociais