Conforme estabelece a NSCA 3-17, de 18 de Outubro de 2022, que dispõe sobre o Sistema de Reportes do SIPAER para a Aviação Civil Brasileira, os reportes voluntários destinam- se à coleta de dados e informações de Segurança Operacional não capturados pelos reportes mandatórios. Esses reportes vão além dos reportes típicos de incidentes e são úteis para revelar condições reais ou potenciais que possam constituir perigos não identificados ou não considerados pelos gestores das organizações provedoras de serviços.
Relato ao CENIPA para a Segurança de Voo (RCSV)
O RCSV é um reporte voluntário destinado à comunicação de perigos relacionados à Segurança Operacional, para os quais exista a necessidade de intervenção do Estado Brasileiro e a preservação do sigilo da fonte.
Para envio de um RCSV, clique aqui
OBS: Caso o RCSV envolva exclusivamente aeronave militar, conforme a NSCA 3-15, faça o seu Relato em formulário específico (clique aqui)
Relato de Prevenção (RELPREV)
O RELPREV é um reporte voluntário estabelecido pelo SIPAER para que qualquer pessoa possa registrar e comunicar um evento, ocorrência, condição latente, falha ativa, circunstâncias ou situações com potencial para afetar a Segurança Operacional, no âmbito de um Provedor de Serviço de Navegação Aérea (PSNA) ou Provedor de Serviço de Aviação Civil (PSAC).
Os provedores poderão disponibilizar o RELPREV de modo acessível a todo o pessoal da organização, a seus usuários ou a qualquer pessoa que queira fazer um reporte, podendo fazê-lo via formulário em papel, conforme modelo sugerido a seguir ou por meio eletrônico elaborado pelo provedor.
Redes Sociais