Instituição tem por missão assessorar o Comandante da Aeronáutica nos assuntos relativos à segurança do Serviço de Navegação Aérea
A Assessoria de Segurança Operacional do Controle do Espaço Aéreo (ASOCEA), localizada no Rio de Janeiro (RJ), realizou, no dia 02/05, a Cerimônia Militar alusiva ao seu 15º aniversário de criação. Na oportunidade foram prestadas homenagens ao Segundo-Sargento do Quadro de Taifeiros Bruno Damião Almeida Braga e ao Soldado Anailson Batista da Cunha, eleitos como Graduado e Praça destaques funcionais do ano de 2023, respectivamente.
Representando os ex-Chefes da ASOCEA, o Major-Brigadeiro Pompeu Brasil e o Coronel Aviador Ivan Pedro Leal Silva foram homenageados como forma de reconhecimento e gratidão pelo trabalho realizado à frente da Assessoria, recebendo das mãos do atual Chefe, Coronel Aviador Grei Santana Gonsalves, uma lembrança como forma de agradecimento em nome de todo o efetivo. “É sempre renovada a emoção a cada retorno à Organização Militar que ajudei a criar e ser homenageado desta forma pelo efetivo”, disse Major-Brigadeiro Pompeu Brasil.
A seguir, foram entregues os Prêmios ASOCEA outorgados aos Provedores de Serviços de Navegação Aérea e às Organizações do Comando da Aeronáutica que contribuem para a formação e o treinamento de pessoal para o Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) e que se destacaram no ano de 2023. Foram agraciados, ainda, o Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Anápolis (DTCEA-AN); o Grupo de Saúde de Boa Vista (GSAU-BV) e a Estação Prestadora de Serviço de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo de Caldas Novas (EPTA-CN).
Houve, também, a imposição de medalhas militares aos agraciados do efetivo da ASOCEA. Receberam das mãos do paraninfo, Tenente-Brigadeiro do Ar Alcides Teixeira Barbacovi, a Medalha de Ouro, o Major Especialista em Comunicações Marcio Vieira e a Medalha de Prata, o Major Aviador Erick de Assis Cheve Costa e o Suboficial Especialista em Meteorologia Wagner Martins Furtado.
Em seu discurso, o Coronel Santana relembrou a história e a missão da ASOCEA, que foi criada a fim de atender a um requisito de auditoria da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), com a missão de realizar a vigilância normativa nos provedores de serviço de navegação aérea do SISCEAB. “A ASOCEA tem demonstrado, ao longo desses 15 anos, sua relevância na contribuição da Segurança Operacional e da Segurança da Aviação Civil contra Atos de Interferência Ilícita”, destacou.
A solenidade foi presidida pelo Diretor-Geral do Departamento do Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Tenente-Brigadeiro do Ar Alcides Teixeira Barbacovi e contou com a presença do Diretor do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER), Tenente-Brigadeiro do Ar Rafael Rodrigues Filho; do Vice-Diretor do DECEA, Major-Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Junior; do Comandante do Terceiro Comando Aéreo Regional (III COMAR), Major-Brigadeiro do Ar Rodrigo Fernandes Santos; do primeiro Chefe da ASOCEA, nos anos de 2009 a 2011, Major-Brigadeiro do Ar José Pompeu dos Magalhães Brasil Filho; do Diretor-Técnico da Caixa de Financiamento Imobiliário da Aeronáutica (CFIAE), Major-Brigadeiro do Ar Ricardo José Freire de Campos; do Diretor-Executivo da CFIAE, Brigadeiro-do-Ar Marcos Aurélio Santos Martins, além de diversos Chefes, Comandantes e Diretores de Unidades do Comando da Aeronáutica no Rio de Janeiro.
ASOCEA
Criada pelo Decreto nº 6.834, no dia 30 de abril de 2009, tem por missão assessorar o Comandante da Aeronáutica nos assuntos relativos à segurança do Serviço de Navegação Aérea; coordenar e controlar as atividades de inspeção do serviço de Navegação Aérea, no que tange à segurança operacional e à segurança da aviação civil contra atos de interferência ilícita; e gerenciar o Programa de Vigilância da Segurança Operacional e o programa de Vigilância da Segurança da Aviação Civil Contra Atos de Interferência Ilícita dos Serviços de Navegação Aérea.
Fonte: ASOCEA, por Cap Lopez Ramos
Edição: Agência Força Aérea
Copyright Ⓒ 2024 by ASOCEA.