A milésima inspeção da ASOCEA evidencia a importância contínua de investir em medidas de segurança
A Assessoria de Segurança Operacional do Controle do Espaço Aéreo (ASOCEA) alcançou um feito histórico ao realizar sua milésima inspeção. Este feito não apenas destaca o compromisso contínuo com a segurança operacional, mas também ressalta a dedicação incansável em garantir a segurança da aviação civil contra atos de interferência ilícita no Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB).
De acordo com o Chefe da ASOCEA, Coronel Aviador Grei Santana Gonsalves, essa conquista vai além das fronteiras nacionais. “O Brasil é um dos poucos países que mantêm a classificação de Grupo 1 no Conselho da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), um grupo composto por 11 dos 193 países membros da organização. Esta posição é o resultado direto dos esforços incansáveis da ASOCEA e de outras entidades envolvidas na segurança aérea do País. E isso garante a segurança do espaço aéreo e, consequentemente, de todos os brasileiros”, relatou.
Para o Comandante do Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta I), Coronel Aviador Leonardo Machado Guimarães, ao atingir a milésima inspeção, a ASOCEA não apenas celebra um marco numérico, mas também reafirma seu compromisso inabalável com a segurança da aviação civil. “Essa conquista é especialmente significativa, considerando o contexto global no qual a segurança aérea é uma prioridade incontestável”, destacou.
Em um contexto em que a aviação civil está em constante evolução, a milésima inspeção da ASOCEA inspira o progresso e evidencia a importância contínua de investir em medidas proativas de segurança. Este feito não apenas honra o passado e o presente da ASOCEA, como também estabelece um precedente para o futuro, prometendo um ambiente aéreo mais seguro e resiliente para gerações futuras.
ASOCEA
É uma organização militar ligada diretamente ao Comandante da Aeronáutica, que tem como missão contribuir para a garantia da segurança do serviço de navegação aérea, por meio da coordenação e do controle das atividades de inspeção relativas à segurança operacional e a segurança da aviação civil. Desde sua criação, tem sido essencial para garantir que as operações aéreas transcorram de forma segura e sem contratempos.
De acordo com o chefe da milésima inspeção da ASOCEA, Coronel Aviador Ivan Pedro Leal Silva, a atividade desempenhada pela Organização Militar (OM) é fundamental para a sociedade brasileira em questões relacionadas à segurança operacional. “As atividades desempenhadas pela ASOCEA, diuturnamente, refletem em nossos indicadores, que mostram que, há mais de 10 anos, não se têm intercorrências e acidentes relacionados à segurança em voo. Manter nossa boa classificação requer vigilância constante, avaliações rigorosas e, acima de tudo, uma cultura organizacional que valorize a segurança em primeiro lugar”, considera.
Fotos: Sargento Vanessa Sonaly / CECOMSAER
Assista à edição da revista FAB EM DESTAQUE
Copyright Ⓒ 2024 by ASOCEA.