A formação da primeira turma de Inspetores de Segurança do Controle do Espaço Aéreo ocorreu na última sexta-feira (15/03)
A Assessoria de Segurança Operacional do Controle do Espaço Aéreo (ASOCEA), localizada no Rio de Janeiro (RJ), concluiu no dia 15/03, a formação da primeira turma de Inspetores de Segurança do Controle do Espaço Aéreo (INSPCEA), no ano de 2024, por meio do Curso ANS 003, cujo objetivo foi possibilitar aos futuros INSPCEA o exercício dos conceitos e ferramentas do processo de inspeção em suas respectivas áreas. Também teve como proposta o conhecimento, em maior profundidade, dos respectivos protocolos e normas empregados pela ASOCEA durante as inspeções de vigilância da Segurança Operacional e nas inspeções de Segurança da Aviação Civil contra Atos de Interferência Ilícita nos Provedores de Serviços de Navegação Aérea (PSNA).
Além disso, teve como propósito auxiliar no emprego do Sistema Informatizado de Vigilância e treinar as funções que serão exercidas em uma inspeção real. A formação propiciou, ainda, a aplicação das ferramentas desenvolvidas para as avaliações dos PSNA e possibilitou ao aluno a realização de exercícios práticos que simulam situações com as quais o futuro Inspetor poderá se deparar durante as inspeções.
Ao término do curso, o Chefe da ASOCEA, Coronel Aviador Grei Santana Gonsalves, agradeceu o voluntariado dos 30 alunos, destacando a importância de cada um na busca da excelência da segurança da aviação civil. “É fundamental termos INSPCEA com formação sólida e bem capacitados. O processo de inspeção exige uma dedicação que vai além das atribuições normais do dia a dia. Obrigado por participarem e doarem uma semana do seu precioso tempo para contribuírem para a Segurança da Aviação e o cumprimento da missão da ASOCEA, de assessoramento direto ao Comandante da Aeronáutica nos assuntos relativos à supervisão da segurança operacional dos serviços de navegação aérea”, afirmou o Coronel.
Em suas palavras, o orador da turma, Sargento Especialista em Eletrônica, Lucas da Cruz Diniz, do efetivo do CRCEA-SE, discorreu sobre as atividades da semana e destacou seu sentimento com a conclusão do curso. “O aprendizado é contínuo e a experiência é singular”, finalizou.
Participaram deste curso militares do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), dos Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo I, II, III e IV (CINDACTA I, CINDACTA II, CINDACTA III, CINDACTA IV), do Centro Regional de Controle do Espaço Aéreo Sudeste (CRCEA-SE), do Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), do Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica (CIMAER), do Instituto de Cartografia da Aeronáutica (ICA), da Junta de Julgamento da Aeronáutica (JJAER), do Centro de Medicina Aeroespacial (CEMAL), do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo do Galeão (DTCEA-GL) e do próprio efetivo da ASOCEA que, após o Treinamento no Posto de Trabalho (TPT), estarão aptos para exercerem a função de INSPCEA.
Fotos: ASOCEA
Fonte: ASOCEA, por Capitão Lopez Ramos
Edição: Agência Força Aérea
Copyright Ⓒ 2024 by ASOCEA.