Esta foi a segunda avaliação da Certificação ISO 9001:2015 pelo Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI)
A Assessoria de Segurança Operacional do Controle do Espaço Aéreo (ASOCEA), localizada no Rio de Janeiro (RJ), recebeu, nos dias 03 a 05/10, auditores do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) para manter a certificação obtida em 2021, com validade até 2024, do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), nos processos de Gestão da Qualidade, Inspeção de Segurança Operacional, Suporte Técnico ao Vigilante II, Capacitação e Gestão Documental, implementado mais recentemente. O escopo desse sistema é a “Inspeção de Segurança Operacional nos Prestadores de Serviços de Navegação Aérea (PSNA)”.
Na reunião de abertura, o Vice-Chefe da ASOCEA, Coronel Aviador Grei Santana Gonsalves, agradeceu a presença dos auditores e ressaltou a importância da manutenção do SGQ como forma de melhorar continuamente os processos finalístico e de apoio da Organização. “Mesmo com os obstáculos enfrentados no corrente ano, foi possível observar o comprometimento do efetivo com a segunda manutenção do SGQ, sempre com foco na melhoria contínua dos serviços prestados e produtos disponibilizados nas inspeções de segurança operacional nos PSNA”, destacou o Oficial Superior.
Durante a auditoria, foram realizadas entrevistas com a Alta Direção e os envolvidos nos processos do SGQ e verificação dos documentos, registros, indicadores e evidências que atestem a eficácia do Sistema, principalmente no que se refere ao Plano de Ações Corretivas (PAC) da primeira manutenção da certificação, ocorrida em 2022.
A auditoria focou, principalmente, nos processos que norteiam as Inspeções de Segurança Operacional realizadas pela ASOCEA nos Serviços de Navegação Aérea, missão principal da Assessoria, no que se refere à segurança operacional, capacitação do efetivo para suas atividades específicas, suporte técnico ao Sistema Vigilante II, satisfação do cliente e, o mais recente, Gestão Documental.
Na reunião de encerramento, os auditores parabenizaram a organização auditada e destacaram pontos fortes, tais como: envolvimento, cordialidade e transparência dos auditados e guias; comprometimento da Alta Direção; criação do Comitê de Coordenação da Qualidade (CCQ) com a participação dos integrantes de todos os processos do SGQ; disponibilização e comunicação da informação documentada do SGQ nas páginas Intraer e Internet, e a capacitação do efetivo em cursos relacionados ao SGQ. “É gratificante observar o comprometimento da Alta Direção com o SGQ e o apoio oferecido à equipe de auditoria. Dificilmente se consegue implementar e, principalmente, manter um Sistema de Gestão da Qualidade quando não se tem esse suporte”, afirmou a auditora líder da equipe do IFI, Engenheira Luciane de Oliveira Cunha.
Fotos: Capitão Lopez Ramos / ASOCEA
Copyright Ⓒ 2024 by ASOCEA.