A Assessoria de Segurança Operacional do Controle do Espaço Aéreo (ASOCEA), localizada no Rio de Janeiro (RJ), recebeu, entre os dias 04 e 06/09, auditoria do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e do Instituto de Cartografia da Aeronáutica (ICA), além da consultoria da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA). O objetivo foi a preparação para a manutenção da certificação a ser realizada pelo Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), Organização Militar da Força Aérea Brasileira (FAB), acreditada como Organismo de Certificação pelo INMETRO.
No decorrer do período, foram realizadas entrevistas com a Alta Direção e com os envolvidos nos processos do Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ), verificação dos documentos, registros, indicadores e evidências que atestem a eficácia do Sistema, baseado nos requisitos auditáveis contidos na NBR ISO 9001:2015.
Além do SGQ, a auditoria focou nos processos que norteiam as Inspeções de Segurança Operacional realizadas pela ASOCEA nos Serviços de Navegação Aérea, no que se refere à Segurança Operacional e à Segurança da Aviação Civil contra Atos de Interferência Ilícita; Capacitação do efetivo para suas atividades específicas; Suporte técnico ao Vigilante II – Sistema utilizado pelos Inspetores do Espaço Aéreo (INSPCEA); e Gestão Documental e Satisfação do Cliente por ocasião do atendimento pelo suporte técnico dado pela Divisão de Inspeções da ASOCEA aos INSPCEA.
Na reunião de encerramento, a Auditora-Líder e Consultora da Organização Brasileira para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Controle do Espaço Aéreo (CTCEA), Caroline Duarte Garcez, afirmou que a ASOCEA está preparada para a Auditoria pelo IFI. “Após avaliarmos os pontos fortes, as oportunidades de melhorias e as evidências de não conformidades, podemos afirmar que os processos estão conforme a NBR ISO 9001:2015”, disse.
O Vice-Chefe da ASOCEA, Coronel Aviador Grei Santana Gonsalves, agradeceu à equipe de auditoras pelo profissionalismo na condução da Auditoria Interna solicitada pela Organização Militar. “Esta oportunidade de auditoria demonstra a preocupação com a qualidade dos processos que norteiam as inspeções realizadas. Buscamos propiciar o correto assessoramento ao Comandante da Aeronáutica nos assuntos relativos à vigilância da Segurança nos Serviços de Navegação Aérea. Para isso, necessitamos, constantemente, melhorar os nossos processos”, concluiu.
Fotos: SCS / ASOCEA
Fonte: ASOCEA, por Capitão Lopez Ramos
Edição: Agência Força Aérea
Copyright Ⓒ 2024 by ASOCEA.