A Assessoria de Segurança Operacional do Controle do Espaço Aéreo (ASOCEA), localizada no Rio de Janeiro (RJ), concluiu, na sexta-feira (31/03), a formação de Inspetores de Segurança do Controle do Espaço Aéreo (INSPCEA), no ano de 2023.
O curso teve como objetivo possibilitar aos futuros inspetores o exercício dos conceitos e ferramentas do processo de inspeção em suas respectivas áreas. Também teve como proposta o conhecimento, em maior profundidade, dos respectivos protocolos e normas empregadas pela ASOCEA, durante as inspeções de vigilância da segurança operacional e nas inspeções de segurança contra atos de interferência ilícita nos Provedores de Serviços de Navegação Aérea (PSNA).
Além disso, teve como propósito auxiliar no emprego do Sistema Informatizado de Vigilância e treinar as funções que serão exercidas em uma inspeção real. A formação propiciou, ainda, a aplicação das ferramentas desenvolvidas para as avaliações dos PSNA e possibilitou ao aluno a realização de exercícios práticos que simulam situações com as quais o futuro INSPCEA poderá se deparar durante as inspeções segurança operacional e de segurança da aviação civil contra atos de interferência ilícita nos PSNA.
Participaram deste curso, militares do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), dos Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo I, III e IV (CINDACTA I, CINDACTA III, CINDACTA IV) e do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Manaus (DTCEA-MN) que, após o Treinamento no Posto de Trabalho (TPT), estarão aptos para exercerem a função de INSPCEA.
Ao término do curso, o Chefe da ASOCEA, Coronel Aviador Ivan Pedro Leal Silva, agradeceu aos envolvidos pelo sucesso da atividade. “É fundamental termos INSPECEA bem formados e aptos para o exercício desta função, pois dela decorre, diretamente, a segurança da aviação no país e o cumprimento da missão da ASOCEA, de assessoramento direto ao Comandante da Aeronáutica nos assuntos relativos à supervisão da segurança operacional dos serviços de navegação aérea”, afirmou o Coronel.
Na ocasião, o orador da turma, Tenente Especialista em Meteorologia Marcio Oliveira de Souza, do efetivo do DTCEA-MN, destacou seu sentimento com a conclusão do curso. “Adicionar essa missão ao rol de missões que acumulamos, ao ingressarmos na Força Aérea, enche- nos de orgulho, pois abastece de experiências nossas vidas. A turma percebeu em cada membro da ASOCEA a visão que a norteia e a faz ser reconhecida como referência, pela singular competência e importante contribuição para o incremento da segurança operacional nas atividades de aviação, de um país gigante pela própria natureza”, expressou.
Copyright Ⓒ 2024 by ASOCEA.