A cerimônia de entrega do “Prêmio ASOCEA de Segurança Operacional”, relativo ao ano de 2019, ao Esquadrão de Saúde de Curitiba (ES-CT) foi realizada após dois anos, em virtude das restrições impostas pelo combate à pandemia do COVID-19. O evento aconteceu na sexta-feira (02/09), no Auditório 14 Bis, no Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo (CINDACTA II), em Curitiba (PR).
A solenidade foi presidida pelo Subcomandante do Terceiro Comando Aéreo Regional (III COMAR), Coronel Aviador Silvestre Luiz Almeida Cerqueira, e contou com a presença do Comandante do CINDACTA II, Coronel Aviador Jano Ferreira dos Santos, do Vice-Chefe da ASOCEA, Coronel Aviador Grei Santana Gonsalves, e de militares pertencentes ao efetivo do CINDACTA II e ES-CT. O Prêmio, materializado em uma placa, foi entregue à Comandante do ES-CT, Tenente-Coronel Médica Marly da Silva de Castro, que em suas palavras ressaltou: “o cuidado da saúde física e mental das pessoas que integram o Sistema de Segurança do Espaço Aéreo Brasileiro é fundamental para a manutenção do nível de excelência em que o Brasil se encontra no Controle do Espaço Aéreo”.
Prêmio ASOCEA de Segurança Operacional
O Comandante da Aeronáutica instituiu o “Prêmio ASOCEA de Segurança Operacional”, por meio da Portaria n° 896/GC3, de 14 de dezembro de 2010, como parte de um conjunto de ações que visam garantir o alcance de um alto nível de cumprimento regulamentar por parte dos Provedores de Serviço de Navegação Aérea (PSNA), atingindo, assim, as metas estabelecidas para os valores dos indicadores na ICA 63-22 – Programa de Vigilância da Segurança Operacional do Serviço de Navegação Aérea. O Prêmio é outorgado aos PSNA que se destacam após análise de desempenho realizada pela ASOCEA.
Nesse sentido, a ASOCEA, como Organização de Assessoria do Comandante da Aeronáutica (autoridade aeronáutica no Brasil) e responsável pela supervisão contínua dos PSNA Brasileiros, estabeleceu, por meio da ICA 63-22, diversos indicadores que compõem o Nível Aceitável de Desempenho da Segurança Operacional no Brasil para o Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB).
Foto: Capitão Lopez
Fonte: ASOCEA, por Capitão Lopez
Edição: Agência Força Aérea
Copyright Ⓒ 2024 by ASOCEA.