Assessoria de Segurança Operacional do Controle do Espaço Aéreo (ASOCEA) realizou o treinamento de dez militares
A Assessoria de Segurança Operacional do Controle do Espaço Aéreo (ASOCEA), Organização Militar subordinada ao Comandante da Aeronáutica, localizada no Rio de Janeiro (RJ), capacitou, nesta quinta-feira (07/04), dez militares da Marinha do Brasil (MB), como Inspetores do Controle do Espaço Aéreo (INSPCEA).
A capacitação ocorreu devido a assinatura, em 14 de junho de 2018, do Acordo de Cooperação Técnica entre a Marinha do Brasil, representada pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), e o Comando da Aeronáutica, por meio da ASOCEA. Este acordo estabelece um regime de cooperação mútua entre os partícipes e atende os princípios da eficiência, eficácia e economicidade no emprego dos Inspetores Navais em similaridade aos Inspetores do Controle do Espaço Aéreo, desonerando a administração pública de realizar duas inspeções com objetivos complementares na mesma embarcação ou plataforma.
Nessa parceria, a DPC realiza a Inspeção da Segurança Operacional nas Estações Prestadoras de Serviço de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo da Marinha do Brasil (EPTA M), cabendo à ASOCEA prover a capacitação e a atualização no que se refere ao Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro. A EPTA M é uma autorizada de serviço público e destina-se, exclusivamente, ao apoio às operações de pouso e decolagem em embarcações e plataformas marítimas.
O Curso do Processo de Inspeção de Segurança Operacional do Controle do Espaço Aéreo – Módulo Marinha do Brasil, tem por objetivo possibilitar aos futuros Inspetores conhecer as normas do processo empregado pela ASOCEA durante as Inspeções de Vigilância da Segurança Operacional, propiciando aos concludentes o conhecimento do Processo de Inspeção nas EPTA M e do preenchimento do protocolo específico para as inspeções nas plataformas marítimas.
Nesta oportunidade foram atualizados cinco e formados outros cinco militares da Marinha do Brasil, capacitados a atuar como INSPCEA Credenciado nas Inspeções das EPTA M, promovendo a elevação dos níveis de segurança desse segmento da aviação, que possui características e peculiaridades específicas de operação nesse tipo de ambiente.
Ao término do curso, o Capitão-de-Mar-e-Guerra Francis Pereira Valle, da Diretoria de Portos e Costas destacou a importância desta interoperabilidade entre as Forças na busca da excelência nas inspeções, resultando um alto grau de segurança. “A transmissão dos conhecimentos dos instrutores da ASOCEA contribuiu, em muito, na qualidade da formação dos Inspetores da Marinha do Brasil”, comenta.
Encerrando as atividades, o Vice-Chefe da ASOCEA, Coronel Aviador Grei Santana Gonsalves, agradeceu a presença e disponibilidade dos militares da Marinha do Brasil. “É intenção desta Assessoria a renovação do acordo no ano de 2023, a fim de dar continuidade a esta parceria que resulta na elevação da segurança e cumprimento da missão atribuída de coordenar e controlar as atividades de inspeção do Serviço de Navegação Aérea”, finaliza.
Fotos: ACS ASOCEA
Copyright Ⓒ 2024 by ASOCEA.