Curso tem o objetivo de promover a capacitação de especialistas para realizar inspeções de segurança operacional no Sistema de Controle do Espaço Aéreo
A Assessoria de Segurança Operacional do Controle do Espaço Aéreo (ASOCEA), localizada no Rio de Janeiro (RJ), deu início à formação de Inspetores de Segurança do Controle do Espaço Aéreo (INSPCEA) no ano de 2022. Destinado a militares da ativa, veteranos e servidores públicos do Comando da Força Aérea Brasileira (COMAER), o curso habilita-os a atuar diretamente nas atividades de inspeção de segurança operacional e de segurança da aviação civil contra atos de interferência ilícita nos Provedores de Serviços de Navegação Aérea (PSNA).
O curso de Inspetor de Segurança do Controle do Espaço Aéreo, denominado ANS001, foi estabelecido desde a criação da ASOCEA e tem o objetivo de promover a capacitação de especialistas para realizar inspeções de segurança operacional no Sistema de Controle do Espaço Aéreo (SISCEAB), em conformidade com a legislação brasileira vigente e, no que for aplicável, com os Anexos da Convenção de Aviação Civil Internacional e documentos complementares.
Com a evolução do processo de inspeção, a ASOCEA identificou a necessidade de aprimorar a sistemática de qualificação dos profissionais que desempenham tais atividades, visando à melhoria contínua no processo de formação destes profissionais. Deste modo, a partir de estudos realizados, a ASOCEA vislumbrou a necessidade de desmembrar o Curso ANS001 em duas fases distintas, dando ênfase aos conceitos teóricos e práticos relacionados ao treinamento dos INSPCEA, o que ocorreu a partir de 2021, passando assim a ter uma fase teórica – Curso ANS002 – e uma fase prática – Curso ANS003.
Desse modo, o objetivo geral do curso ANS002 é familiarizar profissionais e usuários do SISCEAB à metodologia do processo de inspeção empregado pela ASOCEA, uma vez que ele não habilita o concludente como INSPCEA, tendo como participantes, no período de 14/03 a 01/04, na modalidade EaD, 25 militares de diversas OM e especialidades. Já o curso ANS003 possibilita aos futuros INSPCEA exercitar os conceitos e ferramentas do processo de inspeção em suas respectivas áreas, conhecer com maior profundidade os protocolos e normas empregadas pela ASOCEA durante as inspeções de vigilância da segurança operacional e nas inspeções de segurança contra atos de interferência ilícita nos PSNA, além de empregar o Sistema Informatizado de Vigilância e treinar as funções que serão exercidas em uma inspeção real, tendo participado do curso, no período de 14 a 18/03, nove militares, que exercitaram, com treinamento especializado, todas as fases de uma Inspeção, acompanhados de instrutores com elevada experiência. Após a realização da última fase de formação, que o Treinamento no Posto de Trabalho (TPT), estes formandos serão habilitados como Inspetores de Segurança do Controle do Espaço Aéreo.
Ao término do curso, o Chefe da ASOCEA, Coronel Aviador Ivan Pedro Leal Silva, agradeceu aos envolvidos pelo sucesso da atividade. “A troca de conhecimentos e a qualidade da formação de INSPCEA qualificados é fundamental para a manutenção da segurança da aviação no País e para o cumprimento da missão da ASOCEA de assessoramento direto ao Comandante da Aeronáutica nos assuntos relativos à supervisão da segurança operacional dos serviços de navegação aérea.”, afirmou
Na ocasião, a oradora da turma, Sargento Especialista em Informações Aeronáuticas Rafaela Augusta Orlando Romeros, do efetivo do Instituto de Cartografia da Aeronáutica (ICA), destacou o que almeja com a conclusão do curso. “Esperamos que após esse intenso processo de formação, possamos contribuir para que a ASOCEA consiga manter seu reconhecimento perante os órgãos externos e Estados signatários da ICAO, sobre lisura e a competência do processo de inspeção, devolvendo à sociedade um serviço de alta qualidade”, concluiu.
Copyright Ⓒ 2024 by ASOCEA.