Notícias

ASOCEA inicia ciclo de inspeções no ano de 2022

29 de março de 2022 às 11:02

A primeira inspeção realizada neste ano foi no Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Brasília (DTCEA-BR).

 

A Assessoria de Segurança Operacional do Controle do Espaço Aéreo (ASOCEA), Organização Militar diretamente subordinada ao Comandante da Aeronáutica, localizada no Rio de Janeiro (RJ), iniciou, no mês de março, as atividades de Inspeção de Segurança Operacional e de Segurança da Aviação Contra Atos de Interferência Ilícita nos Provedores de Serviços de Navegação Aérea (PSNA) e nas demais Organizações do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB).

As inspeções são baseadas no Programa de Segurança Operacional do Brasil (PSO-BR) e no Programa de Segurança Operacional Específico do Comando da Aeronáutica (PSO-COMAER). O Chefe da ASOCEA, Coronel Aviador Ivan Pedro Leal Silva, destacou a importância da atuação da Organização Militar. “A execução das atividades de inspeção contribui para manter o Brasil em destaque no cenário da aviação mundial, assegurando à sociedade um serviço de qualidade e com segurança exemplar”, pontuou.

Nesse sentido, a primeira inspeção realizada em 2022 foi no Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Brasília (DTCEA-BR), no período de 15 a 18 de março e obteve 100% de conformidade, após a aplicação dos protocolos referentes aos serviços de Informações Aeronáuticas (AIS), Comunicação, Navegação e Vigilância (CNS), Meteorologia (MET), Tráfego Aéreo (ATS) e Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional (SGSO). Segundo o Chefe desta Equipe de Inspetores e Chefe Divisão de Inspeções (DINSP) da ASOCEA, Tenente-Coronel Aviador Bruno Morelo Rocha, o trabalho apresenta grandes desafios. “Além do rotineiro planejamento, o início do ciclo requer uma coordenação minuciosa com a Organização Inspecionada, a fim de atingir êxito no entendimento às mudanças de protocolos e atualização das legislações que norteiam as inspeções”, comentou.

Durante o processo de inspeção, os Inspetores de Segurança do Controle do Espaço Aéreo (INSPCEA) fazem os questionamentos baseados nos Protocolos de Inspeção e as contrapartes dos Órgãos Inspecionados (OI) apresentam as evidências físicas (elementos concretos), documentais (arquivos digitais ou físicos) e analíticas (ensaios ou execução de procedimentos), visando facilitar e dar celeridade aos trabalhos desenvolvidos pelos inspetores. “O início deste ciclo de inspeções contribui para a manutenção dos elevados índices de segurança do SISCEAB, colaborando para a distinta qualidade dos serviços prestados pelos PSNA, sempre visando a conformidade com a legislação e a segurança da aviação brasileira”, concluiu o Vice-Chefe da ASOCEA, Coronel Aviador Grei Santana Gonsalves.

Voltar para o topo

Copyright Ⓒ 2024 by ASOCEA.