Notícias

PASSAGEM DE CHEFIA – Assessoria de Segurança Operacional do Controle do Espaço Aéreo tem novo Chefe

3 de fevereiro de 2022 às 13:02

Em cerimônia militar realizada nessa segunda-feira (31), o Coronel Aviador Ricardo da Silva Miranda passou a Chefia da Organização Militar ao Coronel Aviador Ivan Pedro Leal Silva

A Assessoria de Segurança Operacional do Controle do Espaço Aéreo (ASOCEA), localizado no Rio de Janeiro (RJ), realizou, nessa segunda-feira (31/01), a cerimônia militar alusiva à passagem de Chefia da Organização Militar, ocasião em que o Coronel Aviador Ricardo da Silva Miranda passou o cargo ao Coronel Aviador Ivan Pedro Leal Silva. A solenidade foi presidida pelo Major-Brigadeiro do Ar Ary Soares Mesquita e contou com a presença do Diretor do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER), Tenente-Brigadeiro do Ar Rafael Rodrigues Filho; do Vice-Diretor do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Major-Brigadeiro do Ar Marcio Bruno Bonotto; do Diretor de Administração do Pessoal da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Fernando César da Costa e Silva Braga; de Oficiais-Generais da Força Aérea Brasileira (FAB); de Comandantes, Chefes, Diretores e Presidentes de Organizações Militares da FAB, além de representantes da Diretoria de Portos e Costa da Marinha do Brasil.

O Major-Brigadeiro Ary ressaltou a importância do DECEA na contribuição para a garantia da soberania nacional, por meio do gerenciamento do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro. “É muito importante ter uma Organização como a ASOCEA, preparada para coordenar e controlar as atividades de inspeção do Serviço de Navegação Aérea, no que tange à Segurança Operacional e à Segurança da Aviação Civil contra Atos de Interferência Ilícita. Mas, principalmente, assessorar o Comandante da Aeronáutica nos assuntos relativos à segurança do Serviço de Navegação Aérea”, destacou.

Durante o evento, foi realizado o descerramento do retrato do Coronel Ricardo Miranda na galeria de ex-Chefes da ASOCEA, seguido da placa do novo Chefe na entrada da sala da Chefia. Em suas palavras de despedida, o Oficial destacou a dificuldade imposta pela pandemia da COVID-19. “Atualizamos normas e regulamentos fundamentais para a segurança da aviação e, mesmo neste cenário de pandemia, cumprimos, no ano de 2021, 95% do Plano Anual de Inspeções previsto”, disse.

Novo Chefe da ASOCEA

O Coronel Ivan é natural do Rio de Janeiro e ingressou na Força Aérea Brasileira em 19 de fevereiro de 1991, por intermédio da Escola de Especialistas de Aeronáutica. Ingressou na Academia da Força Aérea em 1995 e foi declarado Aspirante a Oficial Aviador em 11 de dezembro de 1998 e promovido ao atual posto em 31 de agosto de 2020. Exerceu a Chefia de diversas seções do Esquadrão Onça (1º/15º GAV), da Base Aérea do Galeão, do Esquadrão Condor (1º/2º GAV) e do Esquadrão Rumba (1º/5º GAV); coordenou os Projetos C/VC/E/R-99 do Parque de Material Aeronáutico do Galeão; Chefiou a Seção de Planejamento e foi Assistente do Chefe da Assessoria de Segurança Operacional do Controle do Espaço Aéreo; Chefiou o Terceiro Serviço Regional de Investigação de Acidentes Aeronáuticos; e exerceu o cargo de Vice-Chefe da Assessoria de Segurança Operacional do Controle do Espaço Aéreo. Possui mais de 3.500 horas de voo, tendo voado oito tipos diferentes de aeronaves. Possui 02 condecorações nacionais.

A ASOCEA

A Assessoria de Segurança Operacional do Controle do Espaço Aéreo é uma Organização Militar, criada em 2009, com a finalidade de assessorar o Comandante da Aeronáutica nos assuntos relativos à segurança do Serviço de Navegação Aérea; coordenar e controlar as atividades de inspeção do Serviço de Navegação Aérea, no que tange à segurança operacional e à segurança da aviação civil contra atos de interferência ilícita; gerenciar o Programa de Vigilância da Segurança Operacional e o Programa de Vigilância da Segurança da Aviação Civil Contra Atos de Interferência Ilícita dos Serviços de Navegação Aérea.

Fotos: ASOCEA

Fonte: ASOCEA, Capitão Lopez Ramos
Edição: Agência Força Aérea

Voltar para o topo

Copyright Ⓒ 2024 by ASOCEA.