Em 2021, a Assessoria de Segurança Operacional do Controle do Espaço Aéreo realizou 45 inspeções de segurança operacional
A Assessoria de Segurança Operacional do Controle do Espaço Aéreo (ASOCEA) realizou, no período de 7 a 10 de dezembro, a última inspeção de segurança operacional do ano, no aeroporto de Jacarepaguá, localizado no Rio de Janeiro (RJ). Esta inspeção encerrou o ciclo de inspeções do ano de 2021, no qual teve como destaque, além dos resultados positivos alcançados, a inspeção realizada, de 29 de novembro a 02 de dezembro, no Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica (CIMAER), localizado na Ilha do Governador (RJ), por ter sido a primeira realizada no Centro desde sua criação, em 2019.
A Inspeção de Segurança Operacional é o processo de verificação da conformidade normativa das atividades desenvolvidas pelas organizações inspecionadas, quanto ao que estabelece o Departamento do Controle do Espaço Aéreo (DECEA), órgão central e regulador do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), em relação à segurança operacional e segurança da aviação civil contra atos de interferência ilícita. O processo de inspeção da ASOCEA baseia-se na ICA 121-132/2021 e no MCA 121-5/2021. Também se utiliza de protocolos específicos para cada tipo de serviço de navegação aérea e área a ser inspecionada.
Em 2021, foram realizadas 45 inspeções de segurança operacional. Em cada inspeção, além do Chefe de Equipe, foram mobilizados de 7 a 11 Inspetores do Controle do Espaço Aéreo (INSPCEA), dependendo das áreas existentes na Organização Inspecionada (OI) e os respectivos protocolos aplicáveis.
Para realizar suas atividades de inspeção, a ASOCEA conta, atualmente, com 154 inspetores. Esses profissionais são formados pela própria ASOCEA, por meio dos cursos ANS 002 e ANS 003, ministrados a distância (EAD) e presencial.
Além da formação, a Assessoria planeja e ministra Treinamentos Recorrentes (TR) com a finalidade de manter a competência desejada do INSPCEA para o exercício das atividades e a padronização dos procedimentos inerentes ao Processo de Inspeção.
Neste ano, 125 INSPCEA realizaram o TR em suas localidades ou pelo método EAD, atingindo um universo de 81,17% de inspetores atualizados em relação às mudanças ocorridas nos protocolos de inspeção e nas legislações que norteiam o processo.
“Foi um ano difícil, onde o planejamento das inspeções mereceu um cuidado especial, a fim de cumprir a periodicidade necessária e contribuir para a segurança do controle do espaço aéreo brasileiro. Motivo de orgulho e razão da posição do País como membro do Grupo I do Conselho da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI)”, declarou o Chefe da ASOCEA, Coronel Aviador Ricardo da Silva Miranda, na reunião mensal do efetivo.
Copyright Ⓒ 2024 by ASOCEA.