Entre os dias 29 de novembro e 1 de dezembro, o Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica (CIMAER) recebeu a primeira visita de inspeção da Assessoria de Segurança Operacional do Controle do Espaço Aéreo (ASOCEA).
Na oportunidade, o Comandante do CIMAER, Tenente-Coronel Especialista em Meteorologia José Eduardo Gonçalves Platenik, recepcionou, em sua sala, a equipe de inspeção composta por seguintes militares: Chefe de Equipe, Coronel Aviador Grei Santana Gonsalves, Tenente-Coronel Especialista em Meteorologia Fernando da Costa Pereira e o Primeiro-Sargento técnico em Meteorologia Flávio Lacerda Torres.
Após as boas-vindas do Comandante do CIMAER, materializadas em um cartão de acolhimento e em uma pasta para anotações, o Chefe de Equipe, Coronel Santana, agradeceu a acolhida e iniciou a Reunião de Abertura com os militares que integraram a Equipe de Inspeção, com a contraparte, representada pelo Chefe da Divisão de Operações (DO) do CIMAER, Tenente-Coronel Especialista em Meteorologia Marcelo de Lima Nunes, e com a presença do Chefe do Centro Meteorológico Integrado (CMI), Major Especialista em Meteorologia Marcelo Augusto Damaceno.
Após o término da Reunião Inicial, o Tenente-Coronel Marcelo levou a Equipe de Inspeção para conhecer o Salão Operacional, onde as atividades que foram inspecionadas são realizadas. Os Chefes da DO e do CMI apresentaram o Salão Operacional, detalhando as posições operacionais, dirimindo dúvidas e explicando as funcionalidades dos produtos meteorológicos expostos no video wall.
Em seguida, a Equipe de Inspeção foi encaminhada para a Sala do Chefe da DO, onde realizaram efetivamente a inspeção. Os trabalhos transcorreram durante o dia 29 de novembro no CIMAER, período em que os inspetores puderam complementar as evidências já inseridas no VIGILANTE II, tiraram dúvidas com a contraparte sobre detalhes da operação e verificaram assinaturas e validade das documentações pertinentes.
No dia 30 de novembro, o Tenente-Coronel Marcelo e o Tenente-Coronel Fernando foram ao Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) para dar continuidade à inspeção. No protocolo há perguntas relativas à Seção de Apoio ao CGNA (SApCGNA), que atua como um “braço” do CIMAER dentro do CGNA, onde o Previsor aplica suas análises para assessorar os responsáveis pela fluidez do tráfego aéreo.
Nessa ocasião, os inspetores e a Contraparte foram recepcionados pelo Comandante do CGNA, Coronel Aviador Marcelo Jorge Pessoa Cavalcante, fazendo questão de expressar a acolhida e a disponibilidade do seu efetivo: “Fiquem à vontade e contem conosco para qualquer interação julgada oportuna”, comentou.
O Primeiro Tenente Daniel dos Santos Rodrigues e o Terceiro-Sargento Alexandre Felipe da Silva compuseram a equipe de serviço e explicaram aos inspetores detalhes do serviço desempenhado pelo CIMAER no CGNA. Foi esclarecido, também, alguns detalhes sobre a existência da SApCGNA, ressaltando como acontece a interação do Previsor do CGNA com os Previsores que atuam no Salão Operacional do CIMAER.
O INSPCEA fez questão de assistir ao Briefing Regional, onde participaram os integrantes das empresas aéreas, os representantes da NAVBRASIL, os integrantes da Célula de Controle de Fluxo (FMC), o Supervisor do Salão e o Gerente Nacional de Fluxo (GNAF); de forma a evidenciar o cumprimento de um dos requisitos normativos inerentes à atividade.
No dia 1 de dezembro, após a Reunião de Coordenação Final, realizada entre o Chefe de Equipe e os inspetores, o Comandante do CIMAER, o Tenente-Coronel Marcelo e o Major Damaceno participaram da Reunião de encerramento, oportunidade em que o resultado da inspeção foi apresentado.
O Coronel Santana, durante a explanação do resultado obtido, fez questão de pontuar sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido no CIMAER: “A despeito do pouco tempo em que aqui estive, deu para perceber que o Comandante está desempenhando um grande trabalho. Na primeira inspeção, apenas uma única não conformidade relacionada ao efetivo ratifica minhas observações”, completou o Chefe de Equipe.
Após a explanação, o Tenente-Coronel Marcelo, fez questão de expressar a satisfação pelo resultado: “O usuário deseja e merece um serviço de excelência e que esteja alinhado com os requisitos normativos em vigor. A vinda da ASOCEA mostra que o CIMAER está cumprindo com o que a segurança operacional exige. Com a permissão do Comandante, gostaria de expressar minha gratidão à Equipe de Inspeção pela excelente coordenação durante a fase de pré-inspeção, isso ajudou muito! Agradeço a todo efetivo da DO pelo esforço na preparação documental, fazendo questão de agradecer ao Suboficial Peter e, em especial, à 1S Priscila pelo excelente trabalho de coleta e pela organização das evidências”, externalizou o Chefe da DO.
Na sequência, o Tenente-Coronel Platenik comentou sobre o resultado e fez questão de enaltecer o trabalho realizado pelo efetivo: “Sou inspetor da ASOCEA e tenho a real noção de que ganhar 100% de conformidades, ainda mais se tratando de uma primeira inspeção, é muito difícil. O resultado obtido é fantástico e mostra o grau de comprometimento e competência do meu efetivo. Faço aqui um agradecimento especial aos Chefes da DO e do CMI pela condução dos trabalhos.”, finalizou o Comandante.
Um dos inspetores, o Tenente-Coronel Fernando, comentou sobre a primeira inspeção no CIMAER e sobre a oportunidade dele compor essa primeira Equipe de Inspeção: “Foi uma honra para mim participar desse momento. A importância da ASOCEA inspecionar o CIMAER é revestida pela excelência que esse Centro Meteorológico representa no contexto da América Latina. É muito gratificante para mim poder constatar que o CIMAER inspetor, sou meteorologista.”, expressou.
Fonte:
Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Texto: Cap Esp Met Rangel – Revisão 2S BMT Espíndola (CIMAER)
Fotos: Cap Esp Met Rangel e 2S BMT Thalita (CIMAER)
Edição: Denise Fontes (RJ 25254 JP)
Copyright Ⓒ 2024 by ASOCEA.