Notícias

ASOCEA realiza sua 800ª Inspeção de Segurança Operacional

6 de outubro de 2021 às 09:22

Os Protocolos de Inspeção são listas de verificação padronizadas e organizadas por área do Serviço de Navegação Aérea

A Assessoria de Segurança Operacional do Controle do Espaço Aéreo (ASOCEA) realizou, nos dias 27 de setembro a 1º de outubro, no Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III), localizado em Recife (PE), a 800ª Inspeção, considerando as áreas inspecionadas de Segurança Operacional nos Serviços de Navegação Aérea; Instituições de Ensino; Juntas Especiais de Saúde; e contra Atos de Interferência Ilícita na Aviação Civil.

Criada em 2009 diante da inexistência de um sistema de contínua vigilância da Segurança Operacional sobre órgãos provedores dos Serviços de Navegação Aérea Brasileiros, a ASOCEA substituiu a Comissão de Estudos Relativos à Navegação Aérea Internacional (CERNAI), após auditoria realizada pela Organização de Aviação Civil Internacional (OACI) e está diretamente subordinada ao Comandante da Aeronáutica.

Os Protocolos de Inspeção são Listas de Verificação padronizadas, organizadas por área do Serviço de Navegação Aérea, que orientam os questionamentos do Inspetor na avaliação do cumprimento das normas nacionais e apresenta exemplos de evidências a serem coletadas para a confirmação da efetiva implementação dessas normas. No total, foram realizadas 266 questões e o CINDACTA III obteve a expressiva marca de 98,48% de conformidades.

O atual Comandante do CINDACTA III, Coronel Aviador Edson Luiz Vieira Neto, destacou a conquista. “Este índice demonstra o grau de profissionalismo e dedicação dos homens e mulheres que exercem a vigilância e o controle na área sob jurisdição deste CINDACTA”, destacou.

O Chefe da ASOCEA, Coronel Aviador Ricardo da Silva Miranda, que chefiou a equipe de Inspetores do Controle do Espaço Aéreo (INSPCEA) nessa inspeção, juntamente com o Vice-Chefe da ASOCEA, Coronel Aviador Ivan Pedro Leal Silva, que ministrou Treinamento Recorrente (TR) aos INSPCEA de Recife, fez entrega de uma placa comemorativa ao expressivo número de Inspeções atingida e de agradecimento pelo nível de excelência do Órgão Inspecionado (CINDACTA III). “Trabalha de maneira destacada para assegurar um nível elevado de segurança operacional na prestação dos serviços de navegação aérea, o que contribui para a preservação de vidas que viajam diariamente pelo espaço aéreo vigiado e controlado pelo CINDACTA III”, pontuou.


Fotos: ASOCEA

Voltar para o topo

Copyright Ⓒ 2024 by ASOCEA.