Notícias

ASOCEA encerra o 1º Curso de Inspetor de Segurança do Controle do Espaço Aéreo de 2021

15 de abril de 2021 às 17:21

A Assessoria de Segurança Operacional do Controle do Espaço Aéreo (ASOCEA), localizada no Rio de Janeiro (RJ), realizou, no período de 22 a 26 de março (parte teórica) e 05 a 09 de abril (parte prática), a primeira edição do ano de 2021 do Curso de Inspetor de Segurança do Controle do Espaço Aéreo (ANS-001) no auditório da Junta de Julgamento da Aeronáutica.

Instituído em 2009, ano de criação da ASOCEA, o Curso ANS-001 tem como objetivo agregar ao técnico especializado do SISCEAB o conhecimento do processo de Inspeção e a competência para a aplicação das ferramentas desenvolvidas para as avaliações dos Provedores de Serviços de Navegação Aérea (PSNA), seguindo os padrões e práticas recomendados pela Organização de Aviação Civil Internacional (OACI).

Durante os primeiros cinco dias, os alunos assistiram a aulas teóricas sobre OACI, processos e atividades da inspeção, comunicação efetiva, atributos do inspetor, SGSO e AVSEC. Na parte prática (treinamento especializado) foram abordados os procedimentos de Pré-Inspeção, Inspeção Local, Reunião de Coordenação Inicial e Análise dos Protocolos de Inspeção, além da apresentação do novo sistema utilizado pelos INSPCEA: VIGILANTE II.

“Ao longo de todo o curso tivemos acesso a informações teóricas e práticas que irão facilitar o exercício da nossa atividade e enriquecer a segurança no Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro como um todo. E isso se deve ao elevado grau de formação e comprometimento de todos os instrutores, a quem, em nome da turma, expresso nossa gratidão”, ressaltou o Primeiro Sargento Especialista em Meteorologia Wagner Martins Furtado, do efetivo da ASOCEA, orador da turma.

O desempenho da turma foi considerado muito bom pelo instrutores e o resultado das avaliações indicaram um empate na primeira colocação entre os Tenentes-Coronéis Aviadores Bruno Morelo Rocha e Marcos Fernando Albuquerque de Carvalho e o 2º Tenente Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Fábio De Oliveira Fragoso, que foram homenageados pela Mesa composta pelo Coronel Aviador Ricardo  da Silva Miranda, Chefe da ASOCEA; Coronel Aviador Ivan Pedro Leal Silva, Vice-Chefe da ASOCEA e Coronel Aviador Reformado Álvaro Ibaldo Bittencourt, Paraninfo da turma.

Em suas emocionantes palavras como Paraninfo da turma, o Cel Bittencourt lembrou de quando iniciou na área de Segurança da Aviação Civil e da importância do inspetor, função que começou a atuar em 2009, ano de criação da ASOCEA. “E lá se vão cinquenta e quatro Inspeções de Segurança Operacional no tempo em que permaneci como INSPCEA”, completou o paraninfo.

Encerrando a cerimônia, o Coronel Ricardo Miranda fez agradecimentos aos envolvidos no curso, docentes e discentes, pelo sucesso alcançado, apesar das dificuldades impostas pela necessidade de enfrentamento do COVID-19, com todos os cuidados relativos à higiene, afastamento e utilização permanente do uso de máscaras. E prosseguiu: “A dificuldade foi grande, mas o empenho dos envolvidos reflete no sucesso do curso. A necessidade de formação de novos INSPCEA qualificados é fundamental para a manutenção da qualidade da segurança da aviação no país.”

Após aprovação no Treinamento no Posto de Trabalho (TPT), os concludentes do Curso de Inspetor de Segurança do Controle do Espaço Aéreo estarão aptos a atuarem como INSPCEA nos PSNA, em suas áreas de atuação.

Voltar para o topo

Copyright Ⓒ 2024 by ASOCEA.