Notícias

INSPEÇÃO – ASOCEA inicia atividades de Inspeção

6 de abril de 2021 às 17:30

Plano Anual de Inspeções de 2021 visa a manutenção dos elevados índices de segurança da aviação

 

A Assessoria de Segurança Operacional do Controle do Espaço Aéreo (ASOCEA), localizada no Rio de Janeiro (RJ), iniciou, neste mês de março, as suas atividades de Inspeção de Segurança Operacional e de Segurança da Aviação Contra Atos de Interferência Ilícita nos Provedores de Serviços de Navegação Aérea (PSNA) e nas demais Organizações do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB).

As inspeções estão previstas no Programa de Segurança Operacional do Brasil (PSO-BR) e no Programa de Segurança Operacional Específico do Comando da Aeronáutica (PSO-COMAER). “A execução das atividades de inspeção contribui para manter o Brasil em destaque no cenário da aviação mundial, assegurando à sociedade um serviço de qualidade e com segurança exemplar”, afirma o Chefe da ASOCEA, Coronel Aviador Ricardo Miranda

A primeira inspeção realizada neste ano foi no Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Curitiba (DTCEA-CT). Segundo o Chefe da Assessoria de Coordenação Internacional (ASOACI) da ASOCEA, Coronel Aviador Alvaro Bittencourt, o trabalho apresenta desafios. “Além do rotineiro planejamento para a inspeção, houve a necessidade de a equipe adotar os cuidados adicionais para o enfrentamento da pandemia e coordená-los com a Organização Inspecionada”, comentou.

Durante o processo de inspeção, os Inspetores do Controle do Espaço Aéreo (INSPCEA) fazem os questionamentos baseados nos Protocolos de Inspeção e as contrapartes dos Órgãos Inspecionados (OI) apresentam as evidências físicas (elementos concretos), documentais (arquivos digitais ou físicos), analíticas (ensaios ou execução de procedimentos), visando facilitar e dar celeridade aos trabalhos desenvolvidos pela equipe de inspeção.

“O início deste ciclo de inspeções contribui para a manutenção dos elevados índices de segurança do SISCEAB, colaborando para a distinta qualidade dos serviços prestados pelos PSNA, sempre visando a conformidade com a legislação e a segurança da aviação brasileira”, ressalta o Chefe da Divisão de Inspeções da ASOCEA, Tenente-Coronel Aviador Grei Santana Gonsalves.

Fotos: Coronel Bittencourt/ASOCEA

Fonte: ASOCEA, por Capitão Lopez Ramos

Voltar para o topo

Copyright Ⓒ 2024 by ASOCEA.