Notícias

ASOCEA REALIZA CURSO DE INSPEÇÃO DE SEGURANÇA OPERACIONAL DO CONTROLE DO ESPAÇO AÉREO (ANS-001)

18 de setembro de 2019 às 10:25

A Assessoria de Segurança Operacional do Controle do Espaço Aéreo (ASOCEA) realizou, no período de 09 a 13 de setembro, a segunda edição do ano de 2019, do Curso de Inspeção de Segurança Operacional do Controle do Espaço Aéreo (ANS-001), no Auditório de sua sede.

Instituído em 2009, ano de criação da ASOCEA, o Curso ANS-001 tem como objetivo a capacitação teórica e a preparação para o exercício de Inspetor do Controle do Espaço Aéreo (INSPCEA) nos Prestadores de Serviços de Navegação Aérea (PSNA), seguindo os padrões e práticas recomendadas pela Organização de Aviação Civil Internacional (OACI).

Durante cinco dias, os alunos assistiram aulas teóricas sobre OACI, Safety Management, Comunicação Efetiva, Atributos do Inspetor e Atividades da Inspeção Local (incluindo as fases de pré e pós inspeção). Foi realizado, também, um exercício prático simulando uma inspeção.

“Nesses poucos dias, a complexidade da teoria foi elucidada pelo real significado dos “objetivos” por nós a serem atingidos – executar a nobre tarefa de averiguar o cumprimento das normas pelas Organizações Inspecionadas, com a finalidade de manter os voos da nossa Força e de nossa Nação mais seguros, eficientes e eficazes”, ressaltou o 1º Tenente Médico GUSTAVO MESSIAS COSTA, do efetivo do Instituto de Medicina Aeroespacial (IMAE), orador da turma, que dividiu a primeira colocação do curso com o Coronel Aviador RICARDO DA SILVA MIRANDA (ICA).

Além do orador, outros três médicos compuseram a turma deste curso: Ten Cel JOSÉ REIS DA SILVA (HCA), Maj MICHELLI ABATI BORDEAUX REGO RONCONI e Maj ELGA DIAS GOMES (IMAE). Segundo o Subdiretor de Perícias Médicas da Diretoria de Saúde da Aeronáutica, Brigadeiro Médico RICARDO GAKIYA KANASHIRO, que presidiu a Cerimônia de Encerramento, “Esse número de médicos no corpo discente reforça a importância da estreita relação dos profissionais do Sistema de Saúde da Aeronáutica com a atividade-fim da Força e esta capacitação para executar tarefas de inspeção nas Juntas Especiais de Saúde, contribuirá para a excelência em segurança na navegação aérea, com a realização de perícias com qualidade nos profissionais aeronavegantes”.

Completaram a turma, outros quatro militares de outras especialidades que, após o Treinamento no Posto de Trabalho (TPT), estarão aptos para atuarem como inspetores nos PSNA, em suas áreas de atuação: Cap R/1 ORLANDO LOPEZ RAMOS JUNIOR, 1º Ten ADRIANA SIMÕES DOS SANTOS, SO R/1 MÁRCIO SANTOS SILVA e SO R/1 MARCELO PEREIRA DA SILVA, todos da ASOCEA.

Ao final do evento, o Coronel Aviador MAURICIO TEIXEIRA LEITE, Chefe da ASOCEA, agradeceu o empenho e dedicação dos alunos ao longo da semana e ressaltou a necessidade de manter um quadro qualificado e diversificado de inspetores para cumprir a missão de Assessorar o Comandante da Aeronáutica nos assuntos relativos à supervisão da segurança operacional dos serviços de navegação aérea.

Voltar para o topo

Copyright Ⓒ 2024 by ASOCEA.