Notícias

ASOCEA lança selo e carimbo comemorativos aos 10 anos de criação

3 de junho de 2019 às 09:56

A Assessoria de Segurança Operacional do Controle do Espaço Aéreo (ASOCEA) celebrou seu 10º aniversário, no dia 3 de maio, no salão nobre do prédio do Comando da Aeronáutica, no Rio de Janeiro.

A cerimônia foi presidida pelo diretor-geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Tenente-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas, que esteve acompanhado de outras autoridades do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB).

Um dos destaques da solenidade foi o Lançamento do Selo personalizado e do Carimbo comemorativo em homenagem aos dez anos da ASOCEA.

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos emitiu o selo personalizado e o carimbo comemorativo, para deixar registrado na filatelia brasileira uma marca permanente do seu reconhecimento a ASOCEA.

O Gerente Regional de Vendas dos Correios e Telégrafos no Estado do Rio de Janeiro, Leonardo Garcia de Lima, entregou ao Coronel Aviador Maurício Teixeira Leite, Chefe da ASOCEA, o álbum contendo a peça filatélica e o carimbo comemorativo, sendo a primeira obliteração, ato que coloca o selo oficialmente em circulação.

A segunda obliteração foi entregue ao diretor-geral do DECEA e a terceira ao Major-Brigadeiro do Ar José Pompeu dos Magalhães Brasil Filho, primeiro chefe da ASOCEA.

O gerente regional dos Correios, Leonardo, no seu discurso agradeceu a grande satisfação dessa parceria dos Correios com a Aeronáutica: “Essa icnografia expressa a força de uma instituição inspirada nos ideais de servir ao Brasil. Com este lançamento ratificamos o empenho dos Correios na propagação por meio da filatelia da missão da ASOCEA de assessorar a Força Aérea Brasileira a supervisão de segurança operacional em serviços de navegação do espaço aéreo brasileiro”.

Durante o evento, também foi entregue o prêmio Destaque Funcional de 2018, pelos bons serviços prestados à unidade, quando foram agraciados o 1º Sargento de Administração Gilson Clei José Barreto e o Soldado de Primeira Classe Carlos Leonardo Bastos Pereira.

Em seguida, foram homenageados os ex-chefes da ASOCEA: Major-Brigadeiro do Ar José Pompeu dos Magalhães Brasil Filho e o Brigadeiro do Ar Carlos Alberto da Conceição.

Em seu discurso, o chefe da ASOCEA, Coronel Teixeira, destacou a importante atuação da Unidade durante esses dez anos de existência. Onde avançaram com passos largos na revisão dos Programa Brasileiro para a Segurança Operacional da Aviação Civil (PSO-BR) e o Programa de Segurança Operacional Específico do Comando da Aeronáutica (PSOE-COMAER), em parceria com a Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC), DECEA e com o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), culminando com a criação do Comitê de Segurança Operacional da Aviação Civil Brasileira.

“Esse fórum, destinado a acompanhar continuamente os principais indicadores e metas de segurança operacional do país, se alinha com as melhores práticas internacionais em gestão desse segmento”, disse o chefe da ASOCEA.

Novos desafios despontam no horizonte, com a integração da área de Segurança Contra Atos de Interferência Ilícita (AVSEC – Aviation Security) nas atividades de vigilância, e com a implantação do Sistema Vigilante II, software de auditoria que permitirá análises mais precisas e uma economia de recursos.

“Ao longo desses dez anos, a elevação da segurança operacional do SISCEAB comprova a seriedade do nosso propósito. Foram realizadas mais de 800 inspeções, cujos resultados fornecem ao DECEA inúmeras evidências para planejamento e gestão. Esse êxito alcançado não seria possível sem o apoio de inúmeras organizações militares, dentre as quais destaco o apoio do DECEA e do GAP-RJ e as orientações sistêmicas do Comandante da Aeronáutica” – afirmou – dirigindo-se ao efetivo.

ASOCEA – Criada, em 30 de abril de 2009, pelo Decreto nº 6.834, a ASOCEA assessora o Comandante da Aeronáutica nos assuntos relativos à vigilância da segurança operacional dos serviços de navegação aérea.

Voltar para o topo

Copyright Ⓒ 2024 by ASOCEA.