ASOCEA encerra o ano com 65 inspeções realizadas em todo o Brasil, fortalecendo a segurança operacional e a aviação civil
A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio da Assessoria de Segurança Operacional do Controle do Espaço Aéreo (ASOCEA), encerrou, entre os dias 03 e 06/12, o ciclo de inspeções de segurança operacional do ano, com avaliações realizadas nos Destacamentos de Controle do Espaço Aéreo de Manaus (DTCEA-MN) e Rio Branco (DTCEA-RB).
As inspeções verificam a conformidade das atividades das organizações inspecionadas com as normas estabelecidas pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), garantindo a segurança operacional e a proteção da aviação civil contra atos de interferência ilícita (AVSEC). Esses processos seguem a Instrução do Comando da Aeronáutica (ICA) nº 121-13/2021 e o Manual do Comando da Aeronáutica (MCA) nº 121-5/2021, além de protocolos específicos da ASOCEA.
Ao longo de 2024, foram realizadas 65 inspeções, sendo 51 voltadas à segurança operacional e 14 focadas em AVSEC, distribuídas por todo o país. O trabalho envolveu até 10 Inspetores do Controle do Espaço Aéreo (INSPCEA) por missão, dependendo das áreas avaliadas.
Reconhecimento internacional e resultados positivos
As inspeções da ASOCEA foram essenciais para o resultado positivo obtido pelo Brasil na auditoria AVSEC da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), realizada em setembro. “Esse reconhecimento nos enche de orgulho e nos motiva a manter o padrão de excelência do trabalho realizado por nosso efetivo e inspetores”, destacou o Vice-Chefe da ASOCEA, Coronel Aviador Bruno Morelo Rocha.
Neste ano, o índice médio de conformidade das organizações inspecionadas subiu de 87,87%, na fase de pré-inspeção, para 98,62% ao final do processo. Nas inspeções AVSEC, o índice inicial de 78,70% também alcançou 98,58%, demonstrando a eficácia do trabalho realizado.
Equipe capacitada e em constante aperfeiçoamento
A ASOCEA conta com 174 Inspetores, formados e credenciados por meio de cursos próprios, seguidos de treinamentos no posto de trabalho e recorrentes ao longo do ano. A equipe inclui profissionais de diversas organizações do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), garantindo a padronização e a alta competência nas inspeções.
“O impacto positivo do trabalho está demonstrado em números. Nossa missão é assegurar a conformidade com os regulamentos e contribuir para um espaço aéreo cada vez mais seguro”, destacou o Chefe da ASOCEA, Coronel Aviador Grei Santana Gonsalves.
Fotos: ASOCEA
Fonte: ASOCEA, por Capitão Lopez Ramos
Copyright Ⓒ 2024 by ASOCEA.