Confira aqui a Ordem do Dia alusiva ao 83° aniversário de criação do Serviço de Saúde da Aeronáutiva
O Serviço de Saúde da Aeronáutica, instituído em 2 de dezembro de 1941, nasceu integrado por Oficiais Médicos oriundos da sociedade civil, da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro, tendo como primeiro Diretor de Saúde, e hoje patrono, o Brigadeiro Médico Ângelo Godinho dos Santos. Com 83 anos de existência, o Sistema de Saúde da Aeronáutica (SISAU), estabelecido juntamente com o Ministério da Aeronáutica, evoluiu para se tornar referência em assistência integral e coordenada, atuando com inovação, modernização e excelência no cuidado à saúde de cerca de 290 mil pessoas em todo o Brasil.
O Diretor de Saúde da Aeronáutica, Major-Brigadeiro Médico Laerte Lobato de Moraes, destaca o impacto das transformações implementadas no sistema ao longo dos últimos anos. “Durante a minha gestão, estou dando continuidade, com o apoio do Comandante-Geral do Pessoal, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares, a essa empreitada iniciada em 2019. Nesse período, o Tenente-Brigadeiro do Ar Luís Roberto do Carmo Lourenço, ex-Comandante-Geral do Pessoal, e o Major-Brigadeiro Médico Cloer Vescia Alves, ex-Diretor de Saúde, que na época ocupava o cargo de Subdiretor Técnico da Diretoria de Saúde, iniciaram as mudanças técnicas, tecnológicas e sustentáveis, a fim de que o projeto se tornasse realidade. Hoje, a partir da adoção de novos modelos de saúde, como foco na atenção primária, conseguimos oferecer cuidados preventivos, diagnóstico precoce, além de promover uma abordagem de saúde mais integrada e contínua. Essa estratégia permite lidar de forma mais eficiente com a atenção especializada, ampliando as condições de saúde em longo prazo. Caminhamos, rumo ao futuro, aprimorando meios com intuito de prestar uma assistência integral e um serviço de excelência àqueles que defendem o nosso país”, enfatizou.
Ampla gama de especialidades
O SISAU oferece atendimento integral em diversas áreas da saúde, como medicina, odontologia, farmácia, enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina veterinária, nutrição, psicologia, terapia ocupacional, serviço social, além de técnicos especializados em enfermagem, laboratório, radiologia e saúde bucal. Os atendimentos abrangem militares da ativa e veteranos, bem como seus dependentes, reforçando o compromisso do sistema com aqueles que servem ou serviram ao Brasil.
Modernização e atenção primária
A reestruturação do SISAU, iniciada em 2019, trouxe mudanças técnicas e tecnológicas que transformaram a gestão e os serviços oferecidos. Com foco na atenção primária, o sistema promove cuidados preventivos, diagnóstico precoce e uma abordagem de saúde integrada e contínua.
A primeira Oficial-General das Forças Armadas brasileiras com três estrelas, Major-Brigadeiro Médica Carla Lyrio Martins, destacou o compromisso do SISAU. “O SISAU é um sistema moderno, ágil, inovador, tecnológico e de pronta resposta, representando as características da própria Força Aérea Brasileira. Parabéns aos guerreiros do bem, homens e mulheres da Saúde, nossos maiores valores, que se dedicam diuturnamente ao cuidado de outros seres humanos com profissionalismo e amor”, disse.
Telemedicina e cirurgia robótica
Entre as inovações tecnológicas implementadas, o SISAU destaca as teleconsultas e as maletas de telemedicina, que ampliam o acesso de pacientes em áreas remotas. Essas ferramentas permitem consultas e avaliações especializadas à distância, reduzindo a necessidade de deslocamentos e agilizando o atendimento.
O Hospital de Força Aérea do Galeão (HFAG) também se posiciona como pioneiro ao adotar o sistema de cirurgia robótica Da Vinci, utilizado em procedimentos minimamente invasivos. Com mais de 13 milhões de cirurgias realizadas no mundo, a tecnologia oferece maior precisão, menor trauma tecidual e melhores resultados para os pacientes.
A introdução do sistema cirúrgico Da Vinci no HFAG coloca a instituição em um seleto grupo mundial capaz de operar essa tecnologia. A iniciativa proporciona acesso a um sistema moderno com resultados aprimorados, além de promover o crescimento tecnológico dos profissionais e equipamentos institucionais e a projeção do hospital no meio médico.
Medicina Aeroespacial
Outro ponto de destaque do SISAU é a atuação na Medicina Aeroespacial, que investiga e promove a saúde em deslocamentos aéreos, viagens espaciais e condições extremas. Esse campo de atuação prepara médicos e profissionais de saúde para enfrentar os desafios únicos do ambiente aeroespacial.
Missões Humanitárias
A saúde operacional da FAB alcança excelência por meio do Hospital de Campanha (HCAMP), que se destaca em diversas missões humanitárias. Entre elas, a Operação Yanomami, que proporcionou atendimento médico emergencial à população indígena; as operações Voltando em Paz e Raízes do Cedro, oferecendo suporte a brasileiros repatriados em cenários de crise; e a Operação Taquari 2, realizada em resposta às enchentes no Rio Grande do Sul, levando assistência médica e humanitária às comunidades atingidas. Além disso, no combate à dengue no Distrito Federal, o HCAMP executou ações de prevenção e atendimento médico, reafirmando o compromisso humanitário da Força Aérea Brasileira.
Fotos: CECOMSAER
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Johny Lucas
Edição: Agência Força Aérea
Copyright Ⓒ 2024 by ASOCEA.