Notícias

FORMATURA – ASOCEA forma novos Inspetores do Controle do Espaço Aéreo

5 de novembro de 2024 às 13:29

No dia 01/11, a Assessoria de Segurança Operacional do Controle do Espaço Aéreo (ASOCEA), localizada no Rio de Janeiro (RJ), finalizou a formação da Segunda turma de Inspetores de Segurança do Controle do Espaço Aéreo (INSPCEA) de 2024. O curso, denominado ANS 003, teve como objetivo capacitar os futuros inspetores no exercício dos conceitos e ferramentas necessárias para a realização de inspeções em suas áreas de atuação.

Os participantes do curso também aprofundaram seus conhecimentos sobre os protocolos e normas utilizados pela ASOCEA nas inspeções de vigilância da segurança operacional, bem como nas inspeções de Segurança da Aviação Civil, focando na prevenção de atos de interferência ilícita nos Provedores de Serviços de Navegação Aérea (PSNA). Além disso, o curso incluiu treinamento prático no uso do Sistema Informatizado de Vigilância, preparando os alunos para as funções que desempenharão em inspeções reais.

Durante a cerimônia de encerramento e entrega de certificados, o Chefe da ASOCEA, Coronel Aviador Grei Santana Gonsalves, destacou a importância da formação dos inspetores para a segurança da aviação civil. “É fundamental termos INSPCEA com formação sólida e bem capacitados. O processo de inspeção exige uma dedicação que vai além das atribuições normais do dia a dia. Agradeço a todos, especialmente aos quatro médicos-alunos, por dedicarem uma semana do seu tempo para contribuir com a Segurança da Aviação e o cumprimento da missão da ASOCEA”, afirmou.

A oradora da turma, Sargento Especialista em Controle do Tráfego Aéreo, Karine Constantino, revisitou o histórico acidente de 11 de setembro de 2001, que destacou a importância da segurança da aviação contra atos ilícitos. “Será que a história mundial seria diferente se as Inspeções de Segurança da Aviação Civil já existissem em 2001?” questionou.

Participaram do curso, além dos 22 alunos, uma funcionária civil e um militar do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), militares do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo IV (CINDACTA IV), do Centro Regional de Controle do Espaço Aéreo Sudeste (CRCEA-SE), da Junta de Julgamento da Aeronáutica (JJAER), e dos Hospitais de Aeronáutica de Recife e Afonsos (HAARF e HAAF) e de Brasília (HFAB). Após o Treinamento no Posto de Trabalho (TPT), os formandos estarão aptos a exercer a função de INSPCEA.

Fotos: ASOCEA
Fonte: ASOCEA, por Cap Lopez Ramos
Edição: Agência Força Aérea, Tenente Wanessa Liz

Voltar para o topo

Copyright Ⓒ 2024 by ASOCEA.