Ir direto para menu de acessibilidade.
Slideshow > BIBLIOTECA JOSÉ GARCIA DE SOUZA TEM NOVA SEDE
Início do conteúdo da página

A Biblioteca do Museu Aeroespacial nasceu junto aos esforços para a implantação do MUSAL, quando o então Ministro da Aeronáutica, Joaquim Pedro Salgado Filho, em 1943, incumbiu a missão de reunir livros, periódicos, documentos e objetos para compor o acervo daquele museu ao Aviador José Garcia de Souza, que possuía um vasto conhecimento acerca de aviação. Esta tarefa levou anos.

Em 18 de outubro de 1976, o Museu Aeroespacial foi inaugurado, juntamente com sua biblioteca. Três anos depois, José Garcia de Souza fez a doação de sua valiosa coleção de livros, contribuindo para o enriquecimento do acervo bibliográfico especializado do museu.

Após algumas melhorias e com a finalidade de homenagear seu maior incentivador, em 10 de junho de 1986, a Biblioteca do MUSAL foi reinaugurada, agora recebendo o nome de José Garcia de Souza, que, além de um grande estudioso da história da aviação, é autor de livros correlatos e um dos maiores doadores do MUSAL.

Em 2011, a biblioteca foi transferida temporariamente para o mezanino do hangar de Restauração de Aeronaves. Nesse período, houve a automação do acervo com o software BibLivre, o que contribuiu para a otimização das consultas e empréstimos. Antes disso, o catálogo da biblioteca era composto por fichas impressas.

A partir de 2017, foram iniciados estudos de viabilidade para uma nova sede da biblioteca, desta vez, para um local definitivo. Já em 2020, a transferência foi finalmente realizada, ocupando o antigo prédio da Subdivisão Técnica de Engenharia (TENG) do extinto Parque de Material Aeronáutico dos Afonsos, possibilitando melhor acondicionamento, tratamento e seleção do acervo, além de maior conforto para os usuários e equipe.

Em 2019 foi adquirido um novo software de gestão de acervos, o Sophia, tornando possível acessar o catálogo da biblioteca a partir do website do MUSAL, seja na intranet ou na internet.

A Biblioteca possui um acervo de valor inestimável e de significativa importância institucional, histórica, cultural e educacional. Composta por cerca de 23 mil itens em diferentes idiomas, como português, inglês, espanhol, francês e alemão, distribuídos em torno de 5 mil livros, 14 mil fascículos de periódicos, 4 mil Ordens Técnicas de aeronaves, 100  separatas, trabalhos acadêmicos e arquivos em mídias (dvd). Possui, também, uma preciosa coleção de obras raras e especiais dos séculos XVIII a XIX, contando com um exemplar do “Via Astronomica”, de 1676, sendo este um dos primeiros tratados de astronomia em língua portuguesa, além de revistas e jornais do início da aviação militar no Brasil. O acesso às instalações é público para consultas e pesquisas, atendendo, desde estudantes de nível fundamental à pesquisadores, do Brasil e do exterior.

 

#museuaeroespacial #PaidaAviação #SantosDumont #museuaeroespacialrj #musal #musalfab #fab_oficial #fab #dimensão22 #forçaaéreabrasileira #campodosafonsos #História #HistóriadaAviação #visitaasaeronaves #amaero #cultura #lazer #diversao #visiteomusal #FABnaHistória

 

 

Fim do conteúdo da página