Ir direto para menu de acessibilidade.
Slideshow > ''CATALINA'' COMO PATRIMÔNIO HISTÓRICO
Início do conteúdo da página

No dia 14 de setembro de 2021, o Diretor do Departamento do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM), Vice-Almirante R/1 José Carlos Mathias, que é de membro do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) esteve presente no Museu Aeroespacial com propósito de realizar visita técnica, especificamente, à aeronave Catalina, a qual atualmente encontra-se em processo de tombamento federal definitivo do IPHAN.

O tombamento é o instrumento de reconhecimento e proteção do patrimônio cultural mais conhecido, e pode ser feito pela administração federal, estadual e municipal. Em âmbito federal, o tombamento foi instituído pelo Decreto-Lei nº 25, de 30 de novembro de 1937, o primeiro instrumento legal de proteção do Patrimônio Cultural Brasileiro e o primeiro das Américas, e cujos preceitos fundamentais se mantêm atuais e em uso até os nossos dias. (Saiba mais em http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/126 ).

 O Vice-Almirante Mathias foi recebido pelo Diretor do MUSAL, Brigadeiro do Ar R/1 Mauricio Carvalho Sampaio, que o acompanhou durante toda a visita, mostrando-lhe a aeronave Catalina.

O Catalina Consolidated Vultee 28 FAB 6527 do MUSAL, chegou em 1982, com a identificação do 1º Esquadrão de Transporte Aéreo (1º ETA) e, desde 1991, o avião está sob tombamento provisório.

A FAB possui diversos bens culturais tombados no Brasil

O Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER), como Órgão Central do Sistema de Cultura do Comando da Aeronáutica, é o responsável por orientar as Organizações Militares detentoras de bens culturais tombados. No território nacional, o COMAER tem sob sua tutela diversos bens tombados por terem reconhecido valor histórico, artístico ou cultural, seja por Institutos municipais, estaduais ou federais.

No Rio de Janeiro, além da aeronave do MUSAL, podemos citar outros bens culturais tombados: o Hangar do Zeppelin, na Ala 12, localizada no bairro de Santa Cruz; a antiga Estação de Hidroaviões, atualmente sede do INCAER; e o hangar Tenente Lucena, localizado no antigo Parque de Material Aeronáutico dos Afonsos, atualmente sob responsabilidade do MUSAL.

#museuaeroespacial #PaidaAviação #SantosDumont #museuaeroespacialrj #musal #musalfab #fab_oficial #fab #dimensão22 #forçaaéreabrasileira #campodosafonsos #História #HistóriadaAviação #visitaasaeronaves #amaero #cultura #lazer #diversao #visiteomusal #FABnaHistória

 

 

Fim do conteúdo da página