Dando continuidade ao cronograma da Divisão Técnica do Museu Aeroespacial – MUSAL, em cumprimento do Plano de Restauração e Conservação do Acervo Histórico, a Seção de Restauração concluiu a restauração de mais uma aeronave, o Pilatus P-3.
O Pilatus P-3 é um avião para dois tripulantes, destinado ao treinamento avançado de pilotos. Voou pela primeira vez em 1953, sendo construída 79 unidades (incluindo o protótipo), das quais 72 para a Força Aérea Suíça e 6 para a Marinha Brasileira.
No Brasil esses aviões foram utilizados pela Marinha em missões de treinamento e operação aérea, de 1963 a 1965, e pela Força Aérea em missões de ligação, de 1965 a 1972. O exemplar em exposição (matrícula FAB 3182) foi desativado em 1972 e entregue ao Museu Aeroespacial em 1973.
A aeronave, que integra o acervo histórico e estará exposta em um dos hangares de exposições, necessitava de reparos estruturais e na sua pintura.
A conservação e restauração do acervo museológico compreendem um conjunto de procedimentos técnicos e metodológicos que tem como objetivo manter a integridade física dos itens e peças em diferentes estágios, minimizando e/ou estabilizando os processos de deterioração.
Texto: 1º Sargento BFT Breno Fazoli
Fotografia: 1º Sargento BFT Breno Fazoli e 1º Sargento BFT Israel Almeida
{gallery lightbox="boxplus/prettyphoto" cols=2 rows=2 width=300 links=0 counter=0 overlay=1 buttons=0}/imagens_musal/2021/NOTICIAS/RESTAURACAO_PILATUS{/gallery}
Redes Sociais