A primeira aproximação e pouso totalmente automático foi realizado no dia de 16 de janeiro de 1945 na Base Aérea da Real Força Aérea em Defford, Inglaterra.
A aeronave utilizada foi um Boeing 247D - número de série 1726 - que voou comercialmente na United Airlines de 1934 até Agosto de 1940 (matrícula NC13344), quando foi adquirida pela Real Força Aérea do Canadá.
Em Julho de 1941 o avião foi desmontado e enviado para a Inglaterra, entrando em serviço na RAF com a identificação DZ203, como parte do Special Duty Flight, um esquadrão empregado em voos de teste do Telecommunications Research Establisment (TRE) da Real Força Aérea, nas bases de Christchurch e Hurn.
O DZ203 foi utilizado durante os anos de 1942 e 1943 como plataforma de testes do radar X Band Air-to-Surface, desenvolvido pelos EUA em conjunto com a RAF.
Em Setembro de 1943 o DZ203 começou a ser utilizado como aeronave de teste para o sistema automático de pouso às cegas, que estava sendo desenvolvido pelo TRE, baseado no projeto SCS-51, um sistema de pouso cego introduzido pelos EUA em 1942.
O SCS-51 formou a base para o moderno sistema de pouso por instrumentos (ILS), que oferece precisão suficiente para trazer a aeronave até uma altitude de 200 pés (61 m) e meia milha antes da cabeceira. Nessa "altura de decisão" a pista deve ser visível ou o piloto aborta o pouso.
Embora o SCS-51 fosse preciso o suficiente para pousar em um clima bastante ruim, não era suficiente para um verdadeiro sistema de pouso automático. Para fazer esse trabalho, a equipe do TRE adicionou um rádio-altímetro para avaliar o momento adequado para o arrendontamento e um cabo magnético no solo, antes da cabeceira, para fornecer orientação lateral precisa ao longo da linha central da pista de aterrissagem.
O primeiro pouso totalmente automático, em 16/1/1945, foi feito sob o comando do Tenente-Aviador Frank Griffiths, que repetiu a operação em 21 de Fevereiro à noite e sob forte nevoeiro, tornando-se o primeiro pouso totalmente às cegas realizado na história da aviação.
O DZ203 foi dado baixa do serviço ativo da RAF em Agosto de 1947 e sucateado.
O Boeing 247 é considerado a primeira aeronave comercial a incorporar uma construção semimonocoque totalmente em alumínio anodizado, com asa em balanço e trem de pouso retrátil.
O primeiro vôo foi realizado em 8/2/1933 e entrou em serviço comercial no final do mesmo ano pela Boeing Air Transport, que se tornou parte da United Airlines.
O 247 foi o primeiro bimotor comercial capaz de voar com apenas um motor funcionando.
Equipado com dois Pratt & Whitney R-1690 Hornet 9-cilindros de 700 hp e hélice de passo controlado, podia manter o nível de vôo de 11.500 pés (3.500 m) com o peso máximo de decolagem, transportando 14 passageiros numa cabine com ar-condicionado e isolamento acústico, novidades na época.
No Brasil o Boeing 247 foi operado com apenas uma unidade pela Viação Aérea Bahiana.
Especificações:
Tripulação: 3
Comprimento: 15,72 m
Envergadura: 22,58 m
Altura: 3,7 m
Peso vazio: 4.046 kg
Peso máximo de decolagem: 6.192 kg
Velocidade máxim: 200 mph (320 km/h)
Velocidade de cruzeiro: 189 mph (304 km/h)
Autonomia: 745 milhas (1.200 km)
Teto de serviço: 25.400 pés (7.700 m)
Teto máximo: 27.200 pés (6.290 m)
Unidades fabricadas: 75
Fonte: https://wilsonroque.blogspot.com/.../primeiro-pouso-por...
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