A história do Correio Aéreo Nacional (CAN) e da Aviação de Transporte começou a ser escrita na manhã do dia 12 de junho de 1931. O setor aeronáutico ainda iniciava seu desenvolvimento quando os Tenentes Casimiro Montenegro Filho e Nélson Freire Lavenère-Wanderley assumiram o desafio de transportar a primeira mala postal do então Correio Aéreo Militar.
A falta de ferramentas de comunicação, a instabilidade da meteorologia do dia e as limitações de combustível não impediram que o biplano Curtiss Fledgling, matrícula K263, cumprisse a missão entre o Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro, e a cidade de São Paulo.
Em um país com dimensões continentais, era premente a necessidade de interiorização e a comunicação e integração das mais remotas regiões. Tal sonho de progresso se fez possível com o desenvolvimento dos meios aéreos e a formação da Aviação de Transporte e do Correio Aéreo Nacional com a criação do então Ministério da Aeronáutica em 1941.
A Aviação de Transporte une os mais remotos e longínquos extremos do território nacional, principalmente na região amazônica, onde, sem o transporte aéreo, seria inviável prestar assistência médico-hospitalar e proporcionar cidadania aos povos ribeirinhos, que contam com poucos ou nenhum recurso.
Além dessa grandiosa missão de Integração Nacional, deve-se incluir às realizações da Aviação de Transporte, operações de transporte de cargas e pessoal, lançamento de paraquedistas e cargas, Reabastecimento em voo, Busca e Salvamento (SAR), Operação Antártica, Combate à Incêndios, traslado de órgãos para transplantes dentre outras. Foi assim, com pousos e decolagens em pistas não preparadas, que foram lançadas as sementes da atual Aviação de Transporte.
Os anos se passaram e a Força Aérea Brasileira (FAB) ampliou sua capacidade de emprego dos vetores de Transporte Aéreo Logístico, cujo objetivo é apoiar as atividades operacionais e administrativas das Forças Armadas e da Sociedade Brasileira como um todo. Graças aos bravos pioneiros do passado que, com suas máquinas, ainda em processo de evolução e um alto grau de amor, idealismo, patriotismo e coragem, ajudaram a trilhar e desenvolver esse árduo caminho.
Durante seus 89 anos de existência, a AVIAÇÃO DE TRANSPORTE DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA operou com diversas aeronaves como os modelos: C-130 Hércules, C-115 Buffalo, CA-10 Catalina, C-47, C-98 Caravan, C-95 Bandeirante, C-97 Brasília, WACO CPF-5, além do pioneiro Curtiss Fledgling, os quais fazem parte do acervo do nosso Museu Aeroespacial e estão disponíveis para todos visitarem e embarcarem nessa incrível viagem histórica!
ASSISTA AO VÍDEO EM COMEMORAÇÃO AO DIA DO CORREIO AÉREO NACIONAL E O DIA DA AVIAÇÃO DE TRANSPORTE
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