Nesta sexta-feira, 27 de junho de 2025, o Museu Aeroespacial (MUSAL) conclui o módulo teórico do 11º Curso de Capacitação de Mediadores. Este momento representa um avanço significativo na formação de sete novos mediadores, que atuarão na condução de visitas guiadas ao acervo histórico do Museu. Durante cinco dias de aprendizado intensivo, os participantes receberam diversas informações e instruções, a fim de proporcionar aprimoramento de suas habilidades, as quais serão imprescindíveis na recepção do público visitante, oferecendo uma experiência enriquecedora e abrangente sobre a história da aviação civil e militar no Brasil.
Com carga horária superior a 20 horas, o curso foi iniciado com a apresentação da Tenente-Coronel QFO MUG Vilma Souza dos Santos, chefe da Subdivisão de Patrimônio Cultural. A programação abordou temas fundamentais para a mediação em museus, como Educação Museal, Atendimento ao Público e Acessibilidade Atitudinal. Também foram explorados conteúdos sobre os Primórdios da Aviação, a História da Força Aérea Brasileira (FAB), Generalidades de Aeronaves, a participação da FAB na Segunda Guerra Mundial, Operações de Busca e Salvamento (SAR), Esquadrilha da Fumaça (EDA), Armas, Aerofotogrametria e a contribuição das mulheres na aviação, entre outros tópicos relevantes.
A Chefe do Setor de Recursos Educativos e Atendimento ao Público (SREAP) do Museu, Monica de Macedo Gonçalves, refletiu sobre os desafios enfrentados e os avanços obtidos. Para ela, a edição atual reafirma a consolidação do projeto: “É gratificante ver o curso de mediação do museu crescer a cada edição, reforçando o compromisso com a educação, a preservação da memória da aviação e a formação de mediadores cada vez mais preparados e engajados para atender ao público do MUSAL.”
O impacto da formação foi ressaltado pelos próprios alunos. A Primeiro Sargento Priscila Neiva Faria dos Reis, do efetivo da Universidade da Força Aérea (UNIFA), relatou que o curso ampliou sua compreensão sobre o papel dos mediadores “Em meio ao vasto acervo do Museu Aeroespacial, o curso de mediação é essencial para conectar os visitantes à história da aviação. Aprender a mediar foi uma jornada enriquecedora, capacitando-nos com conhecimentos relevantes. Esse curso é de extrema importância, pois nos prepara para ser a ponte entre o público e o universo aeroespacial.”
Na avaliação do Primeiro Sargento Gleison Silva dos Santos, do Serviço de Recrutamento e Preparo de Pessoal da Aeronáutica do Rio de Janeiro (SEREP-RJ), a troca de saberes foi um dos pontos altos da experiência “O curso nos permitiu agregar novos conhecimentos sobre fatos importantes da nossa aviação, refletir sobre práticas educativas e compreender com mais clareza o papel do mediador. Mais do que aprender, agora teremos a oportunidade de trocar experiências e multiplicar saberes.”.
A metodologia do curso contempla ainda quatro fases progressivas de treinamento prático, assegurando que os novos mediadores construam sua confiança e aperfeiçoem suas habilidades de forma gradual. A próxima etapa prática, que também será supervisionada, terá um papel fundamental nesse processo de aperfeiçoamento. Ela permitirá que os participantes assimilem o conteúdo aprendido e, com o tempo, refinem suas técnicas e ganhem a experiência necessária para, de forma independente e segura, conduzir visitas guiadas.
Para a Primeiro Sargento Daniele Pereira de Sousa, do Centro de Documentação da Aeronáutica (CENDOC), o curso foi mais do que uma formação: foi uma oportunidade de transformação, capaz de inspirar visitantes e despertar vocações por meio do acervo histórico do MUSAL “Através do brilhante acervo do MUSAL, temos condições de contribuir para a transformação da vida das pessoas.". A Primeiro Sargento Georgea de Souza Cassador, também do CENDOC, destacou as descobertas que fez ao longo da capacitação, mesmo após 16 anos na Força Aérea “Concluo o curso com muito mais do que conhecimento: levo inspiração e vontade de contribuir com a cultura e a educação.”. Já o Segundo Sargento Rafael Ferreira dos Santos agradeceu aos instrutores pela excelência do conteúdo e metodologia, que, segundo ele, proporcionaram segurança e preparo para um atendimento de qualidade ao público.
Com a conclusão da capacitação teórica, o MUSAL reafirma seu compromisso com a educação e a valorização da história da aviação no Brasil. O curso não apenas visa à qualificação dos profissionais, mas também assegura uma experiência mais rica e significativa para o público visitante, preservando e disseminando o legado da aviação nacional. O Museu Aeroespacial continua a educar e inspirar novas gerações, fortalecendo seu papel na preservação do patrimônio histórico brasileiro.
Texto: Ten QOCON JOR Jônatas Ribeiro BARBOSA (JP35128 RJ)
Revisão: Cel Av R/1 SARANDI Oliveira da Silva
Fotos: SC Fotógrafo Waldecir de Oliveira Gastão
Apoio Jornalístico: 1S BRENO Fazoli de Almeida
Redes Sociais