O Museu Aeroespacial (MUSAL), situado no Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro, teve a honra de receber, na manhã do dia 24 de abril, a visita do Sr. Ryan Rowlands, Cônsul-Geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro, juntamente com outros membros do Consulado.
O Diretor do Museu Aeroespacial, Brigadeiro do Ar R/1 Mauricio Carvalho Sampaio, acompanhado de militares do efetivo do MUSAL, recepcionou o Cônsul e sua comitiva, que se faziam acompanhar pelo Coronel QOAV R/1 Rodrigo Octavio Leão Rocha, da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR), e pela Major Amanda Avenoso, Oficial da Força Aérea dos Estados Unidos, que atua como instrutora na ECEMAR por meio de programa de cooperação e intercâmbio internacional.
Durante a visita, foram percorridas todas as exposições do MUSAL, que narram a trajetória da aviação brasileira e internacional. A visita teve início na sala dedicada à Esquadrilha da Fumaça, seguida pelas salas de motores e pela “Sala das Mulheres”, que abriga a mostra “A Força Mulher – A trajetória da mulher militar na FAB. Passado – Presente – Futuro”.
Em seguida, a comitiva conheceu a exposição “Primórdios da Aviação”, com destaque para figuras históricas como o Brigadeiro Eduardo Gomes, e seguiu o percurso na mostra “Vida e Obra de Santos Dumont”. O percurso também incluiu a Sala dedicada à Busca e Salvamento (SAR), que ilustra importantes missões de resgate aéreo. Além da exposição dedicada à Embraer, uma das maiores e mais importantes fabricantes de aeronaves do mundo.
O Cônsul demonstrou entusiasmo com o acervo histórico, tendo destacado a importância da preservação do patrimônio e ainda expressou seu desejo de retornar em breve. “Quero voltar com meus filhos para conhecer melhor este museu. É um espaço incrível, com muita história e tecnologia”, afirmou Ryan Rowlands.
Como gesto de cordialidade institucional, o Diretor do MUSAL presenteou o Cônsul com um livro-catálogo bilíngue, contendo imagens e dados técnicos do acervo histórico em exposição. O Diplomata demonstrou especial interesse nos projetos educativos do Museu, destacando que seu filho iniciou recentemente os estudos em astrofísica.
Em sinal de apreço, Ryan Rowlands entregou ao Brigadeiro Sampaio uma challenge coin - moeda simbólica tradicionalmente utilizada em ambientes diplomáticos e militares nos Estados Unidos. O gesto representou respeito, confiança e parceria, reforçando os vínculos entre o Consulado Americano e a Força Aérea Brasileira.
Ao final da visita, Ryan Rowlands expressou seu agradecimento pela recepção e fez elogios ao trabalho de preservação histórica realizado pelo Museu. O Brigadeiro Sampaio, por sua vez, ressaltou a importância de compartilhar a história da aviação e da Força Aérea Brasileira. “Ficamos felizes em apresentar o nosso acervo, que narra a trajetória da aviação no Brasil, e em compartilhar experiências que contribuem para o fortalecimento institucional. As portas do MUSAL estarão sempre abertas para o diálogo e a construção conjunta de conhecimento”, concluiu o Diretor.
Texto: Ten QOCON JOR Jônatas Ribeiro BARBOSA (JP35128 RJ)
Revisão: Cel Av R/1 SARANDI Oliveira da Silva
Fotos: SC Fotógrafo Waldecir de Oliveira Gastão
Redes Sociais