Ir direto para menu de acessibilidade.
Slideshow > Novos Aspirantes Intendentes da FAB visitam o Museu Aeroespacial
Início do conteúdo da página

Na terça-feira (25/02), o Museu Aeroespacial (MUSAL) recebeu a visita d39 Aspirantes Intendentes, recém formados e estagiários do Curso de Preparação de Oficiais Intendentes (CPAINT) 2025, do Instituto de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica (IEFA). A atividade, conduzida pelos mediadores do Museu, proporcionou aos novos Oficiais uma imersão na história da Força Aérea Brasileira (FAB) e no legado da aviação civil e militar.

Durante a visita guiada, os Aspirantes puderam conhecer de perto aeronaves históricas, equipamentos e documentos que compõem o acervo do MUSAL. O contato direto com esse rico patrimônio cultural permitiu a concretização dos conhecimentos adquiridos ao longo da formação, tornando a experiência ainda mais significativa. A Aspirante Layla Gabrielle Roveda destacou a relevância da visita para consolidar os ensinamentos do curso: "A experiência no Museu foi muito proveitosa. Conseguimos ver todas as aeronaves que estudamos durante nossa formação e conhecer histórias de pessoas que nos ensinaram. Ver tudo isso de perto, especialmente as histórias de Santos Dumont, as relacionadas à Segunda Guerra Mundial e o legado de Eduardo Gomes, foi incrível. É a concretização do que já aprendemos."

Um dos espaços visitados foi a Sala Demoiselle, dedicada à participação feminina na aviação. A exposição "Mulheres na Aviação" chamou a atenção dos visitantes ao destacar a trajetória de pioneiras como Thereza de Marzo - primeira brasileira a obter o brevê de aviadora em 1922, pilotando um Caudron G3, e Anésia Pinheiro Machado, além da estadunidense Amelia Earhart. O espaço conta com registros fotográficos, documentos históricos e objetos pessoais, como medalhas e uniformes, que evidenciam a participação feminina na aviação. O Aspirante Jônatas Correia de Oliveira Macedo Fernandes enfatizou a importância desse resgate histórico: "Me chamou bastante a atenção a qualidade com que as aeronaves são cuidadas e a forma como a história da aviação brasileira é transmitida. A exposição sobre Santos Dumont está muito bem organizada. Além disso, foi interessante ver a participação e a integração das mulheres na aviação."

Na Sala de Motores, a comitiva teve a oportunidade de conhecer uma coleção de motores utilizados desde a Segunda Guerra Mundial até a era dos jatos. Um dos destaques é o motor Gloster Meteor F-8, primeira aeronave a jato dos Aliados na Segunda Guerra, adquirida pelo Brasil por meio da permuta de algodão. Outros elementos do acervo impressionaram os visitantes, como o helicóptero H-34 Super Puma, com suas nove pás, bem como a metralhadora Browning M2, que, devido à complexidade operacional, exigia quatro militares para seu manuseio na Segunda Guerra Mundial.

A visita também permitiu ressaltar marcos histórico como a Primeira Travessia do Atlântico Sul realizada pelos portugueses Gago Coutinho e Sacadura Cabral, em 1922, utilizando três aeronaves. Outro ponto de destaque foi o Curtiss Fledgling K-263, aeronave utilizada no transporte da primeira mala postal entre Rio de Janeiro e São Paulo, marcando o início do Correio Aéreo Militar (CAM), precursor do Correio Aéreo Nacional (CAN). Além disso, os visitantes conheceram a primeira aeronave do acervo do MUSAL, o Paulistinha CAP 4A, incorporado ao MUSAL, nos seus primeiros anos de existência.

Para o Aspirante Marcos Paulo Padre da Silva, a experiência no Museu demonstrou o compromisso com a preservação da história: "Gostei bastante, pois já havia visitado o local há alguns anos. Foi gratificante perceber como conservaram o ambiente e realizaram melhorias, com muitas salas reformadas. É importante ver o cuidado com os materiais e a atenção à história do Brasil, especialmente no que se refere à aviação."

A Tenente Coronel Intendente Jaqueline de Azevedo Bruno reforçou a importância da atividade na formação dos novos Oficiais: "Em nome do Coronel Robson, do IEFA e de toda a Secretaria de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica (SEFA), agradecemos a mediação e a recepção aos Aspirantes do CPAINT 2025 no Museu Aeroespacial. Essa visita é fundamental para honrarmos nossa história e lembrarmos dos nossos heróis."

A atividade proporcionou aos aspirantes um olhar aprofundado sobre o papel da Intendência na FAB e reforçou o compromisso com a preservação da memória e dos valores da aviação militar brasileira.

 

Texto: Ten QOCON JOR Jônatas Ribeiro BARBOSA (JP35128 RJ)

Revisão: Cel Av R/1 SARANDI Oliveira da Silva

Fotos: SC Fotógrafo Waldecir de Oliveira Gastão

Fim do conteúdo da página