No dia 8 de dezembro de 2024, o Brasil relembrou os 21 anos do falecimento do Coronel Antônio Arthur Braga, um dos maiores ícones da aviação acrobática e um nome marcante na história da Esquadrilha da Fumaça. Com mais de 10 mil horas de voo no avião T-6 Texan, ele detém o recorde mundial de horas nessa aeronave e é amplamente reconhecido por seu pioneirismo e contribuição à aviação brasileira.
Natural de Cruzeiro (SP), o Coronel Braga ingressou na Força Aérea Brasileira em 1950 e tornou-se Comandante da Esquadrilha da Fumaça em 1965, posição que ocupou por 12 anos. Durante sua carreira, realizou mais de 1000 demonstrações aéreas no Brasil e no exterior, utilizando principalmente o lendário T-6 Texan, apelidado por ele de “Meu T-Meinha”.
Além de sua atuação na FAB, foi um dos fundadores da Associação Brasileira de Acrobacia e Competições Aéreas (ACRO), que ajudou a consolidar a acrobacia aérea como uma prática esportiva no Brasil, incentivando pilotos civis e militares a se dedicarem a essa arte.
Em entrevista, realizada pouco antes de sua morte, em 2002, declarou que sua fascinação pela aviação começou na infância, como a maioria dos aviadores. “Do mesmo modo como em qualquer criança ou jovem: quando passa por sobre suas cabeças um avião mais baixo, a atenção é logo atraída e a admiração cresce pelo fato de ser, o avião, um meio de transporte que tem essa capacidade de atrair e de fascinar”, declarou.
Atualmente, uma das aeronaves T-6 Texan que o Coronel Braga utilizou está em exposição no Museu Aeroespacial (MUSAL), no Rio de Janeiro. Os visitantes podem conhecer de perto essa aeronave histórica e aprender mais sobre sua trajetória no espaço reservado às lendas da aviação brasileira. O museu, localizado no Campo dos Afonsos, abriga um rico acervo histórico, que inclui uma vasta coleção de aeronaves, objetos pessoais, documentos e livros, que contam a história da aviação no país e no mundo.
A vida e a obra do Coronel Braga também foram registradas no livro Nas Asas do Líder, biografia oficial do piloto escrita por Solange Galante. A obra explora sua dedicação à aviação e sua influência no cenário da acrobacia aérea.
Visite o Museu Aeroespacial:
Para saber mais sobre o Coronel Braga e ver de perto o T-6 Texan que marcou sua história, o Museu Aeroespacial está aberto ao público e oferece uma imersão única no passado e presente da aviação brasileira.
Redes Sociais