No dia 28 de setembro de 2024, o Tenente Anderson de Azevedo Souza, do efetivo do Museu Aeroespacial (MUSAL), participou da ultramaratona de 100km em São Lourenço, Minas Gerais. Correndo com o boné do MUSAL, símbolo de orgulho e pertencimento à Instituição, o militar completou a prova em 16h11m31s, reafirmando sua força física e mental.
O Tenente Azevedo, Chefe da Seção de Segurança do Museu Aeroespacial, equilibra diariamente os desafios de liderar um setor tão estratégico com seu entusiasmo pelo esporte. “A segurança do MUSAL exige planejamento, controle e agilidade, características que também aplico nas competições esportivas. A disciplina é fundamental em ambas as áreas”, afirmou.
Independente de títulos esportivos, o Tenente Azevedo é reconhecido pela sua dedicação tanto ao trabalho quanto ao esporte. O oficial revelou que, durante a corrida, enfrentou momentos de dificuldades, mas o apoio de sua família foi determinante para sua conclusão: “Por várias vezes pensei em parar, mas minha família estava lá me apoiando. Isso me deu forças para continuar”, contou, emocionado.
Sua esposa, Viviane Vargas de Azevedo, também expressou seu orgulho: “Assim como em tudo que faz, ele se dedica muito. Não só corre, mas motiva outras pessoas e colabora com causas sociais. Ele nunca desanima, e por tudo isso, temos muito orgulho dele. É uma inspiração para todos nós.”
A conquista do Tenente Azevedo não teria sido possível sem o suporte técnico do treinador Carlos Zuma, que enfatizou a necessidade de um treinamento adequado e individualizado para ultramaratonas: “Um atleta é capaz de coordenar toda a parte laboral, familiar e os treinos. É possível alcançar um treinamento adequado e individualizado, orientado por profissionais que tenham experiência, especializados no assunto e ajudam a pessoa a conquistar o objetivo da prova, diante de tanta logística e das exigências físicas e mentais. A prova de 100 km conta com a participação de pouquíssimos atletas, o que gera uma alegria imensa para o treinador, a toda equipe e aos familiares que acompanham a conquista de uma marca tão difícil: o tão sonhado três dígitos. Afinal, são 100 Km.”, afirmou.
O Ten Azevedo destacou a importância do equilíbrio entre a vida profissional e pessoal durante os treinos e a competição. “Cada quilômetro foi uma lição de superação. Fiquei muito emocionado nos últimos metros, pensando em todo o apoio que recebi. Louvado seja Deus por essa conquista!”, disse ele, já se projetando para seu próximo desafio: a corrida de 500km Brasil, que ocorrerá em 2025.
Organizada pelo renomado ultramaratonista Márcio Villar, que detém um recorde no Guinness Book por correr 827 km em uma esteira por 7 dias, a prova de São Lourenço reuniu atletas de todo o Brasil e reforçou o espírito de perseverança e resiliência necessário para completar provas tão longas.
Todo efetivo do MUSAL se orgulha muito e parabeniza o Ten Azevedo por mais essa grande conquista, que certamente marca sua vida e de sua família.
Texto: Ten QOCON JOR Jônatas Ribeiro BARBOSA (JP35128 RJ)
Revisão: CelAv R/1 SARANDI Oliveira da Silva
Redes Sociais