Ir direto para menu de acessibilidade.
Slideshow > MUSAL inicia comemorações de 150 anos Santos Dumont
Início do conteúdo da página

Neste domingo (18/jun), o Museu Aeroespacial (MUSAL) deu início às comemorações da Força Aérea, na cidade do Rio de Janeiro, para celebrar os 150 anos de nascimento de um dos maiores inventores e pioneiros da aviação mundial, Alberto Santos Dumont. O primeiro evento realizado foi uma das três etapas do Circuito de Corridas MUSAL Air Run.

Composto por três etapas que homenageiam três dos grandes inventos do Pai da Aviação: “Balão Brasil”; “14-Bis” e “Demoiselle”, o MUSAL Air Run é um Circuito de corridas idealizado pelo Museu Aeroespacial, em parceria com a empresa 2A Eventos, como parte das programações especiais em comemoração ao 150º Aniversário de Nascimento de Santos Dumont.

A etapa “Balão Brasil”, realizada no último 18 de junho, contou com a participação 1.830 pessoas, entre atletas profissionais, amadores e acompanhantes dos corredores, todos unidos na paixão pelo esporte e na homenagem ao grande inventor brasileiro. Os participantes percorreram 3km (caminhada), 5km e 10km na pista de pouso do Campo dos Afonsos, utilizando camisetas personalizadas com a imagem de Santos Dumont e do MUSAL, ressaltando a importância do seu legado na história da aviação.

O Tenente Brigadeiro Alcides Teixeira Barbacovi, Diretor Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, participou da corrida e destacou a relevância social do evento, que trouxe para população a prática de atividade física no lendário Campo dos Afonsos, além da construção do conhecimento histórico de feitos que marcaram a aviação e a Força Aérea Brasileira.

No mesmo domingo comemorativo, também foi realizada a Corrida Federal Kids - Pais e Filhos Contra a Pedofilia, que é uma iniciativa organizada e promovida pelo Instituto Federal Kids, organização ligada por estatuto aos Delegados Federais do Estado do Rio de Janeiro, entidade sem fins lucrativos, que tem por objetivo a prevenção e combate ao abuso sexual contra crianças e adolescentes, popularmente conhecido como pedofilia. Nesta edição, esta corrida contou com 1.270 corredores, entre crianças e familiares.

 

Aliado às atividades esportivas, logo após o término das corridas, no cenário histórico e cultural do Museu Aeroespacial, teve início a tradicional Festa Junina: o animado “Arraiá do MUSAR”, que contou com apresentações folclóricas, comidas típicas em uma ampla praça de alimentação, além de muitas brincadeiras para toda família, música e diversão ao som de DJ e trio de forró.

 

 

Fim do conteúdo da página