Ir direto para menu de acessibilidade.
Slideshow > Programação Especial do Dia das Crianças no MUSAL
Início do conteúdo da página

Youtube - @museuaeroespacialEm comemoração ao Dia das Crianças, no dia 12 de outubro, o Museu Aeroespacial realizou evento gratuito especial para o público infantil se divertir e aprender junto com sua família.

O Dia das Crianças é uma data super especial para os pequenos. Além de receber presentes e agrados, é um momento em que eles podem se conectar ainda mais com suas famílias e colecionar lembranças inesquecíveis.

Comemorada em 12 de outubro em todo o Brasil, a data surgiu em 1924 e caiu nas graças da população, tornando-se uma espécie de homenagem à criançada e a toda a magia presente nessa fase da vida.

O Brasil foi pioneiro ao dedicar um dia inteiro para celebrar e homenagear as crianças. Tudo começou em 1923, durante o 3º Congresso Sulamericano da Criança, quando o então Deputado Federal Galdino do Valle Filho idealizou a criação de um dia nacional dedicado aos pequenos. Dessa forma, por meio do Decreto n.º 4.867, de 5 de novembro de 1924, o Presidente Artur Bernardes oficializou o dia 12 de outubro como o Dia das Crianças. A escolha da data foi muito interessante, já que coincide com o dia em que Cristóvão Colombo descobriu as Américas.

A brincadeira é a atividade principal da infância. Essa afirmativa se dá não apenas pela frequência de uso que as crianças fazem do brincar, mas principalmente pela influência que esta exerce no desenvolvimento infantil, proporcionando saltos qualitativos na aprendizagem.

Neste contexto, o Museu Aeroespacial promoveu um dia todo voltado para o público infantil. Alegria, diversão, aprendizagem, entretenimento familiar, lazer e transmissão de valores culturais foram os principais focos das atividades desenvolvidas. Para que os pequenos pudessem curtir seu dia, o MUSAL proporcionou diversas atividades recreativas como dança das cadeiras, sorteio de brindes, oficinas de desenho e pintura, apresentação musical da Banda do Projeto Colibri, pintura facial, jogos de perguntas e respostas, esculturas de balão, além de animadores, incluindo  palhaços e um intérprete de LIBRAS.

Juntamente com todas essas atividades, o público de 11.650 pessoas aproveitou o dia com apresentações aéreas com o Comandante Ferrari, exposição de aeronaves e visitação às salas históricas do Museu, bem como com uma ampla praça de alimentação.

Um dos grandes objetivos do MUSAL é proporcionar acessibilidade para todos, o que ficou claro nas palavras do Sr. Marcos Vinicius, que é cadeirante e falou sobre os eventos e as facilidades disponibilizadas: “É a segunda vez que eu venho nos eventos do MUSAL. Estive aqui também no evento do dia 25 de setembro e o pessoal do MUSAL está de parabéns. É um evento muito bacana para a família! Superou todas as expectativas. Estacionamento aqui dentro para PCD, banheiro acessível, elevador, rampa... Muito bom... Emocionante! Nota mil!”.

 

 

 

Ressalta-se que no início do dia, aconteceu a Corrida Pais e Filhos Contra a Pedofilia, promovida por um dos grandes parceiros do Museu Aeroespacial, o Instituto Federal Kids, que é uma entidade sem fins lucrativos e tem por objetivo a prevenção e combate ao abuso sexual contra crianças e adolescentes, popularmente conhecido como pedofilia.

Outra valorosa parceria do MUSAL é com a Mesa Brasil SESC, Rede Nacional de Bancos de Alimentos, que atua contra a fome no Brasil, a partir das doações recebidas por seus parceiros, atendendo pessoas em situação de vulnerabilidade social e nutricional assistidas por entidades sociais cadastradas neste Programa de solidariedade. Neste evento dedicado às crianças, foram recolhidos 403 kg de alimentos não perecíveis, que foram doados para esse importante programa.

O Diretor do Museu Aeroespacial (MUSAL), Brigadeiro do Ar Mauricio Carvalho Sampaio, enalteceu a importância da presença das famílias no MUSAL: “O Museu Aeroespacial é um espaço de entretenimento para todas as idades. Nossos objetivos são pautados em levar cultura e lazer para as famílias, despertando o interesse pela aviação e pela Aeronáutica Brasileira, em particular pela História da Força Aérea Brasileira.”.

O Museu Aeroespacial, localizado no Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro (RJ), é o maior museu de aviação do Hemisfério Sul e tem a missão de divulgar o patrimônio cultural da Aeronáutica Brasileira. A Instituição oferece ao público atividades culturais e educacionais, utilizando-se de diversas áreas expositivas, com vídeos e telas interativas, visitas mediadas, oficinas educativas e exibição de filmes históricos. É um espaço de construção de conhecimento e de entretenimento, de forma inclusiva.

As visitas ao MUSAL podem ser realizadas de terça a domingo, das 9h às 16h. Entrada e estacionamento gratuitos. Maiores informações no site oficial do MUSAL www.fab.mil.br/musal.

Fotos e vídeos (resumo do evento): Créditos: Soldado P. Rodrigo (MUSAL)

SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS:

Facebook - @museuaeroespacial

Instagram - @museuaeroespacial

Youtube - @museuaeroespacial

Tiktok - @museuaeroespacial

Kwai - @museuaeroespacial

Flickr - @museuaeroespacial

Twitter - @musal_oficial

 

Fim do conteúdo da página