Ir direto para menu de acessibilidade.
Slideshow > “MUSAL AIRSHOW 2022” reúne mais de 130 mil pessoas
Início do conteúdo da página

Evento gratuito do Museu Aeroespacial realizado neste fim de semana contou com apresentações da Esquadrilha da Fumaça e diversas outras atrações para toda a família

 Localizado no Campo dos Afonsos, Rio de Janeiro, o Museu Aeroespacial (MUSAL) realizou, no último fim de semana, dias 24 e 25 de setembro, evento gratuito e com atividades voltadas para toda a família em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil e ao Mês da Asa¸ que comemora o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira. O público no sábado foi de 47.550 pessoas. Já no domingo, o Museu recebeu 84.785 visitantes, atingindo assim a expressiva marca de 132.335 presentes no local e que desfrutaram das diversas atrações. Um esquema especial de trânsito e de estacionamento foi montado na região.

Nesses dois dias, os visitantes se divertiram com demonstrações aéreas da Esquadrilha CEU, da Associação Brasileira de Acrobacia (ACRO), da aeronave do Comandante Ferrari, de aeromodelos da Associação Carioca de Aeromodelismo (ACA) e com o encerramento feito pela sempre muito aguardada Esquadrilha da Fumaça. Ao fim das apresentações, os pilotos foram cumprimentar o público, ainda empolgado com as acrobacias aéreas. O Comandante da Esquadrilha da Fumaça, Tenente Coronel Aviador Daniel Garcia Pereira, falou sobre a sensação após a apresentação no Rio.

 

“O contato com o público é o reconhecimento do trabalho que acabou de ser realizado, que é divulgar a Força Aérea Brasileira e o profissionalismo de todos os militares da FAB. Para nós, é fantástico fazer essa apresentação, comemorando o Bicentenário da Independência, principalmente onde tudo começou, no Campo dos Afonsos, a Escola de Aeronáutica, onde a Fumaça foi criada”, declarou o Tenente Coronel Aviador Garcia.

Além das apresentações aéreas, o público pôde assistir ao lançamento de paraquedistas da Equipe “Falcões” da FAB, conhecer a exposição de aeronaves históricas, participar das oficinas educativas e atividades recreativas do SESC, curtir a exposição dos cães e material do Batalhão de Ações com Cães da PMERJ, assistir as demonstrações dos cães do Grupamento de Cães de Guarda (GCG) da Guarda Municipal do Rio, visitação às salas expositivas do Museu, além de aproveitarem o som da Banda Militar da Base Aérea dos Afonsos e a praça de alimentação.

Em especial no domingo (25/09), foi realizada a Corrida e Caminhada Federal Rosa - ação de combate à violência doméstica, com distâncias de cinco e três quilômetros. O idealizador e coordenador da corrida e das campanhas Federal Rosa e Federal Kids, Delegado Clayton Bezerra, explicou que a ação tem por objetivo conscientizar a todos sobre a necessidade de combater a violência doméstica, que afeta crianças e adultos.

 

“A violência doméstica começa com um palavrão, uma desconsideração, um grito, e assim a coisa começa a ficar cada vez mais agressiva. Se acontecer alguma coisa dessa na sua vida, ligue 180, procure uma Delegacia de Atendimento à Mulher (DEAM). Denuncie! É muito importante cortar esse mal, que é a violência, pela raiz”, destacou o Delegado.

 O MUSAL, em parceria com o Instituto Casa Viva, recebeu sete toneladas de alimentos não perecíveis. A Casa Viva atua em atendimento às necessidades da população em vulnerabilidade social. O Diretor do Museu Aeroespacial (MUSAL), Brigadeiro do Ar Mauricio Carvalho Sampaio, ressaltou a presença em massa do público, que demonstrou muito interesse pela aviação e pela Aeronáutica Brasileira.

“Foram dias muito empolgantes. Durante as apresentações, pudemos ver muitas demonstrações de carinho que o público tem pela Esquadrilha da Fumaça, pela Força Aérea e pelo Museu Aeroespacial. Eu tenho a certeza de que todos saíram satisfeitos, chegaram e saíram com sorrisos no rosto. Assistiram às diversas apresentações e puderam desfrutar de toda a estrutura do Museu Aeroespacial e que foi montada para esta festa. O mês da Força Aérea foi engrandecido pelas comemorações do Bicentenário. Foi uma festa muito bonita da Força Aérea no Rio de Janeiro”, declarou o Brigadeiro Sampaio.

O Museu Aeroespacial, localizado no Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro (RJ), é o maior museu de aviação do Hemisfério Sul e tem a missão de divulgar o patrimônio cultural da Aeronáutica Brasileira. A Instituição oferece ao público atividades culturais e educacionais, utilizando-se de diversas áreas expositivas, com vídeos e telas interativas, visitas mediadas, oficinas educativas e exibição de filmes históricos. É um espaço de construção de conhecimento e de entretenimento, de forma inclusiva.

As visitas ao MUSAL podem ser realizadas de terça a domingo, das 9h às 16h. Entrada e estacionamento gratuitos. Maiores informações no site oficial do MUSAL www.fab.mil.br/musal.

Fotos: Soldado P. Rodrigo (MUSAL) / CV W. Gastão (MUSAL) / CV Maurício Guimarães (drone - Associação Carioca de Aeromodelismo) / CV Anderson Goulart (drone - Associação Carioca de Aeromodelismo)

 

SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS:

facebook.com/musal

twitter.com/musal_oficial

instagram.com/museuaeroespacial

youtube.com/museuaeroespacial

tiktok.com/museuaeroespacial

Bicentenário da Independência do Brasil

O Bicentenário da Independência do Brasil foi comemorado em 7 de setembro de 2022. Oficialmente, a data remete ao ano de 1822, quando ocorreu o evento conhecido como "Grito do Ipiranga", às margens do riacho Ipiranga, na atual cidade de São Paulo. Em 12 de outubro de 1822, o Príncipe foi aclamado D. Pedro I, Imperador do Brasil, sendo coroado e consagrado em 1º de dezembro de 1822. Assim, o país passou a ser conhecido como o Império do Brasil.

MÊS DA ASA

Na Força Aérea Brasileira, os eventos realizados ao longo do período considerado como “Mês da Asa” marcam as comemorações do Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira, representando o primeiro voo de Alberto Santos Dumont, o Pai da Aviação, em seu mais “pesado que o ar” no Campo de Bagatelle - Paris, no dia 23 de outubro de 1906. A Força Aérea Brasileira celebra os 200 anos de Independência do Brasil e o grande feito do Pai da Aviação, que não se completam em um momento único da História.

 

 

 

Fim do conteúdo da página