Ir direto para menu de acessibilidade.
Slideshow > 49º ANIVERSÁRIO DE CRIAÇÃO DO MUSAL
Início do conteúdo da página

Na década de 1930, os amantes da aviação sentiam falta de um local adequado para a guarda e preservação da documentação histórica relacionada ao assunto, uma vez que, algumas décadas já haviam se passado desde o voo do mais pesado que o ar, e muitos países já possuíam um museu dedicado a esse setor. Entretanto, o Brasil ainda não havia se mobilizado para tal organização, apesar de se acreditar que um museu ajudaria a defender o pioneirismo de Santos Dumont, que, em 1906, realizou o primeiro voo com o 14-Bis em Paris.

Ocupando as antigas instalações da Escola de Aeronáutica, no lendário Campo dos Afonsos, o Museu Aeroespacial passou a ser a materialização da idéia de um museu aeronáutico, a qual é anterior a própria criação do Ministério da Aeronáutica.

Há exatos 49 anos, atendendo à exposição de motivos do então Ministro da Aeronáutica, Tenente Brigadeiro do Ar Araripe Macedo, o Presidente Emílio Garrastazu Médici, cria o Núcleo do Museu Aeroespacial, em 31 de julho de 1973, por meio do Decreto n.º 72.553.

No corrente ano, as comemorações iniciaram no próprio dia 31 de julho, atraindo um total de 15.922 pessoas, quando duas importantes ações positivas de alto impacto social foram realizadas: a Corrida do Aniversário do MUSAL e a inauguração da exposição da réplica do F-39 Gripen, o mais novo avião de caça da Força Aérea Brasileira. Ao longo de um belo domingo ensolarado, o público presente pôde aproveitar com suas famílias e amigos toda área expositiva do museu.

Já no dia 01 de agosto, em solenidade reservada no hangar de sua administração, foi realizada a Cerimônia Militar alusiva ao 49º Aniversário do Museu Aeroespacial, a qual foi presidida pelo Brigadeiro do Ar Mauricio Carvalho Sampaio, Diretor do MUSAL.

Texto: Cel Av R/1 Sarandi

Fotografias: Civil Gastão e Soldado Paulo Rodrigo

Fotografias (drone): Maurício Guimarães

 

 

Fim do conteúdo da página