Ir direto para menu de acessibilidade.
Slideshow > MUSAL ABRILHANTA FORMATURA DO CAN COM SUAS AERONAVES
Início do conteúdo da página

Como parte dos preparativos para a cerimônia militar alusiva ao 91° aniversário do Correio Aéreo Nacional (CAN) e Dia da Aviação de Transporte, realizada no dia 13 de junho de 2022, na Base Aérea dos Afonsos (Rio de Janeiro), o Museu Aeroespacial apoiou a solenidade com o envio de duas aeronaves históricas de seu acervo.

A data 12 de junho é um verdadeiro marco na história da Força Aérea Brasileira, pois celebra a sua Aviação de Transporte em homenagem a uma de suas mais célebres missões: o Correio Aéreo Nacional (CAN). Neste dia, em 1931, os Tenentes Nelson Freire Lavenére Wanderley e Casimiro Montenegro Filho realizaram aquele que foi considerado o primeiro voo do CAN da história. A bordo de um Curtiss Fledgling K-263, saíram do Campo dos Afonsos (RJ) e levaram um malote com duas cartas até São Paulo (SP).

O Museu Aeroespacial possui um exemplar da aeronave Curtiss Fledgling J-2 em exposição, representando o emblemático Curtiss de matrícula K-263, que foi disponibilizado para compor a solenidade supramencionada.

Outra aeronave do acervo do MUSAL que participou da cerimônia foi o C-47B (Douglas), FAB 2009, que protagonizou diversas missões do Correio Aéreo Nacional, cumprindo destacado papel na integração do Brasil.

Assim como todo o acervo do Museu Aeroespacial, esses aviões passam por processos de preservação conforme o Plano de Conservação e Restauração do MUSAL, o qual compreende um conjunto de procedimentos técnicos e metodológicos que objetivam manter a integridade física dos itens e peças em diferentes estágios, minimizando e/ou evitando os processos de deterioração.

Neste ano, o Musal implementou o tratoramento das aeronaves de pequeno porte em carretas, visando melhor preservar o acervo, reduzir os desgastes decorrentes do deslocamento e a quebra por fadiga do material. A “carretinha”, como foi apelidada, é fruto do empenho e dedicação do efetivo que projetou e construiu com recursos humanos e materiais existentes no museu.

 

 

Fim do conteúdo da página