Aeronave similar ao modelo que realizou o Batismo de Fogo da FAB na 2ª Guerra Mundial está exposta ao público na 20ª Edição da Semana Nacional de Museus
Destaque da 20ª edição da Semana Nacional de Museus, que ocorreu no Museu Aeroespacial (MUSAL), o bombardeiro North American B-25J Mitchel, de matrícula FAB 5127, está de volta à exposição no MUSAL para a apreciação do público.
Há exatos 80 anos, o histórico B-25 B, foi responsável pelo batismo de fogo da Força Aérea Brasileira durante a 2ª Guerra Mundial, por ocasião do primeiro ataque brasileiro contra as Forças do Eixo.
Era então uma sexta feira, 22 de maio de 1942, quando o B-25B da FAB (recém adquirido dos EUA), ao avistar o submarino Barbarigo de bandeira Italiana efetuou um ataque ao mesmo próximo ao Atol das Rocas.
O B-25B fazia um voo de formação operacional com os Capitães Aviadores Parreira Horta, Pamplona e uma tripulação americana quando lançaram dez bombas de 45kg sobre o submarino Barbarigo. Em referência ao bombardeio ao submarino Barbarigo, Batismo de Fogo da Força Aérea Brasileira, foi instituída a data comemorativa oficial da FAB para o dia da Aviação de Patrulha.
No Musal, temos um North American B-25J Mitchell, que recebeu esse nome em homenagem ao Brigadeiro americano William C. “Billy” Mitchell. O B-25J estava há alguns anos fora de exposição devido à necessidade de restauração. Nos últimos 4 meses, o Setor de Restauração da Divisão Técnica do Musal, fez um trabalho minucioso de restauro na Aeronave envolvendo as áreas de estrutura, corrosão, pintura e armamento.
Para o Diretor do Museu Aeroespacial, Brigadeiro R1 Maurício Carvalho Sampaio trazer esta aeronave de volta neste dia é um marco especial: “O retorno da aeronave B-25J Mitchell para a exposição ao público, no dia 22 de maio, é muito importante tendo em vista que B-25B foi o responsável pelo Batismo de Fogo, marcando a história da Força Aérea Brasileira e da Aviação de Patrulha.” Parabenizamos a todos por este feito.
North American B-25J
Período de utilização: de 1944 até 1974
Fabricante: North American Aviation Inc.
Emprego: Bombardeio, reconhecimento fotográfico e transporte
Características Técnicas
Motor: 2 Wright Cyclone R-2600-13 de 1.500 hp cada um
Envergadura: 20,59m
Comprimento: 16,12m
Altura: 4,97m
Área Alar: 56,66m²
Peso Vazio: 9.570Kg
Peso Máximo: 15.876Kg
Armamento: 13 metralhadoras Browning m-2 .50 pol / Até 1.360Kg de bombas
Desempenho
Velocidade Máxima: 437Km/h
Razão de Subida: 338m/min
Teto Operacional: 7.376m
Alcance: 2.170Km
Comentários
Total Adquirido: 87 exemplares
Unidades Aéreas:
Unidade volante do Galeão
1º/6º Grupo de Aviação
CTA
Base Aérea de salvador
Base Aérea de recife
Base Aérea de Natal
Base Aérea de Fortaleza
Base Aérea de Campo Grande
1º Grupo Misto de Aviação
2º grupo de Bombardeiro Leve
1º,2º,3º,4º e 5º grupos de bombardeio Médio
1º/7º Grupo de Aviação
1º/10º Grupo de Aviação
1º/ 5º Grupo de Aviação
1º/ 4º Grupo de Aviação
1º Grupo de aviação Embarcada
Parque da aeronáutica de São Paulo
Parque da aeronáutica de Recife
Parque da aeronáutica dos Afonsos
Escola de Especialistas de Aeronáutica
Designações: B-25J, RB-25J, B-25 e CB-25
Matrículas: 5052 a 5072, 5077, 5079 a 5143
Reportagem: Daniel Marinho – Jornalista da Assessoria de Comunicação Social do DECEA
{gallery lightbox="boxplus/prettyphoto" cols=2 rows=2 width=300 links=0 counter=0 overlay=1 buttons=0}/imagens_musal/2022/NOTICIAS/AVIACAO_PATRULHA{/gallery}
Redes Sociais